terça-feira, agosto 23, 2005

Tenho Um Segredo...

...que é uma Jacarandá.
Não é nenhuma das do Largo do Carmo, mortas de desprezo por todos os que ali passam ignorando o perfume a outros tempos, quando o Convento das Carmelitas era bem mais que uma ruína avistada do Rossio.
Não é nenhuma das do jardim de Santos, enfezadas da dor de não conceder sombra a ninguém.
Não é nenhuma à Estrela, à sombra de outras tantas de tantas outras espécies.
Não é nenhuma das que se têm como nada de especial, porque cada vez mais os homens olham para estas como algo inerte, ignorando que podem ser altivas, tristes, frondosas, alegres, malditas, abençoadas ou tão somente árvores, termo tão redutor para algo tão belo.

É a solitária que, na avenida que vai da Ponte para Alcântara teima em florir todas as Primaveras. Vista lá de cima nada mais é, se isso não for tudo, que uma espectacular explosão de púrpura.

78 comentários:

Anónimo disse...

Inspiradíssimo!

"O que olha, para lá do que se vê": Um segredo assim... exposto na via pública, em que provavelmente só os teus olhos terão reparado.

"Altruísta": Partilhas um segredo de tamanho valor com todos os que te lêem, com enquadramento geográfico e tudo, para que quem queira também possa desfrutar.

" Cool" : A cor púrpura é uma das cores de eleição da Moda Outono/Inverno 2005".

E assim se define o nosso Diaz...

Anónimo disse...

Ora vejamos: Sendo que púrpura é uma substância vermelho-escura que se extrai da cochinilha e lilás, provém do árabe lilak, que significa azulado, podemos concluir que a Jacarandá é mais lilás que púrpura. Talvez esta que está a caminho de Alcântara até seja mais púrpura que as outras e por isso é que se vai aguentando. De qualquer forma o lilás também se vai usar este Outono/Inverno.

Anónimo disse...

tenho duvidas se é artificial ou é um bonsai! tenho duvidas se estou a urinar ou estou a defecar!

Anónimo disse...

tenho duvidas ponto... e raramente acerto no buraco da sanita... e noutros não acerto porque não os vejo... oh merda!!! onde está a porta? han?! onde? e luz há?

Anónimo disse...

Chato era se a tampa da sanita se fechasse em pleno acto, não?! Muito bom, obrigado por este momento homemdagaragem

Anónimo disse...

44 - Quer lilás, quer púrpura, e melhor ainda as duas ao mesmo tempo, com preto, roxo, muito acessório, um certo cheirinho a militar, uns arzinhos de países de leste. Muita jaqueta, Muito anos 40, 50. O essencial é que a roupinha tenha bom corte.
Saias de balão também se usam, mas a si não aconselho.
E olhe...como o menino anda sempre muito bem parecido (dentro do gênero, é certo) use o que lhe der na gana... que ficará sempre in!
Qualquer outra dúvida... pergunte à Dra. NET.*

Anónimo disse...

O comprimido Dra., esqueceu-se de tomar o comprimido!!!!
44, era um elogio pudibundo ;)

Anónimo disse...

essa piada é minha sô dona freaky

Anónimo disse...

Obviamente o seu gênero, 44. Que outro gênero poderia ser?

Anónimo disse...

É plágio puro e duro mestre Bambi!
Estás intrigado 44? Ah, pois é, é uma questão de ganas. Cá eu prefiro pataniscas com arroz de feijão!

Anónimo disse...

As ganas também se comem, freaky?

Anónimo disse...

43, tu comes o que tu quiseres!!

Anónimo disse...

A Dra. Sardanisca Esperteza Saloia, após lembrete da Freaky e do Bambi, foi tomar a medicação em atraso e quinou de overdose.

Anónimo disse...

Olha! tenho uma freaky no prato... vou comê-la! mnhã, mnhã....

Anónimo disse...

Dra. - Da Bambi!! E Isso é uma promessa ou uma ameaça!!!
43 - demasiado previsível ;), Todavia, cuidado com uma possível intoxicação alimentar!!

Anónimo disse...

freakyzinha, nunca te ameaçaria! no entanto, gostava que me prometesses que vais telefonar ao nico...

Anónimo disse...

Freaky, como lhe chamaste mestre e não mestra, pensei que era homem... mas não percebi a pergunta da promessa ou da ameaça. A sério.

Anónimo disse...

ooppss. a bambi é tontinha e egocêntrica. pensava que era para mim a ameaça/promessa. pois é ó sardanisca: como é que é? é uma ameaça ou uma promessa? hein?

Anónimo disse...

Dra - Mestre pode aplicar-se aos dois - e agora sim - géneros!! O que varia é o artigo!!!! Só recentente houve essa alteração gramatical, mas pouco OU NADA se aplica!!! Comprimidooooooooooooooooooo, dra.!!!!!!!
Bambi, sei que não me ofenderias, e não ligo não, envio-lhe um mail, pode ser?!;9

Anónimo disse...

tá bem...

Anónimo disse...

É pá, juro que não estou a perceber a pergunta? Se a overdose da Dra. Sardanisca Esperteza Saloia é promessa ou ameaça??? Se é isso que querem saber, não é nem uma coisa nem outra.
A overdose da "gaija" é um FACTO!

Anónimo disse...

sardanisca, toma outro comprimido. é uma ordem!

Anónimo disse...

Bambi, acutilante como sempre?! ;)

Anónimo disse...

Freaky, quero-vus eu, senhora, gran ben, porque me tratardes tan mal?

Espero que entendas o que te digo. É Português arcaico. Bem sei que sofreu recentemente algumas alterações gramaticais, mas caga nisso...

E agora um poema em português arcaico em homenagem a todos os que aqui vêm, a este e a outros blogs, que são casa alheia, mas onde se bebe vinho do melhor:

Quero-vos eu, senhor, gran ben
e non ei al de vós se non
muito mal, si Deus me perdon.
Pero direi-vos ũa ren:
5 Todo vo-l´eu cuid´a sofrer,
se m´end´a morte non tolher.

E creede que a min é
este mal, que me vós levar
fazedes, de mia morte par.
10 Pero, senhor, per bõa fé,

Todo vo-l´eu cuid´a sofrer,
se m´end´a morte non tolher.
E pois por ben, que vos eu sei
querer, me fazedes assi
15 viver (tan mal-dia vos vi),
pero verdade vos direi:

Todo vo-l´eu cuid´a sofrer,
se m´end´a morte non tolher.

El Mariachi disse...

Por falar em feijão...
...tenho que ir tratar de um bom arroz aqui pró meu jaquinzinho!

El Mariachi disse...

Mas que merda vem a ser esta???

Hotmail > opção MSN Messenger > clicar aí > Dizer bué de cenas uns aos outros!

Arcaico quem não percebeu que sou EU, MARGEM SULISTA, a ter de reparar em pequenos tesouros de LISBOA, sendo que os lisboetas só têm tempo para os SEMÁFOROS...
Mensagem subliminar!!!
MEEEEENNNNNNNSSSSSSSSSS!!!!

P.S. - As chamussas da Pastelaria PÁSCOA são melhores que as de qualquer indiano...

Anónimo disse...

Pela minha parte, era só para saber se ainda estavas aí Mariachi! É que a malta anda por aqui a vaguear pela tua casa e tu, nem ai, nem ui...;)

PAZ

Anónimo disse...

Ya, imaginei que o arcaico seria definitivamente para a nossa conversa. I agree, messanger com eles, enfim eu nem sequer tenho!!! Mas alguns destes "pequenos lamirés" têm a sua graça, ou não!
Sardanisca, get a grip, eu não trato mal ninguém!
Pastelaria Páscoa, TOU NESSA!!! ;)))

Anónimo disse...

ufff... que alívio do caraças! Freaky, a verdade é que mais tarde ou mais cedo, mesmo a malta, acaba por embarcar nesta onda de quando em vez..., portanto isto lá terá o seu quê de... engraçado(!?). O problema é a falta de travões e as inseguranças de cada qual. É bom que não me trates mal, e de preferência que nem sequer finjas estar a fazê-lo, porque eu estou aqui por bem, e sou bué sensível a essas merdas (cada um com as suas mariquices). A coisa passa a correr pior porque sou escorpião (mas não a scorpiowoman) e não resisto a uma ferroada quando me sinto em perigo.
Mariachi, o messenger não é permitido no bunker! E antes que me derreta, que esta conversa já vai meio melosa...
Pastelaria Páscoa esteja connosco!

Anónimo disse...

Bambi ves pq é que habitarmos todos o mesmo lar não é bom!!

Anónimo disse...

Merda! Alucinação colectiva. Esperem aí que vou buscar os lenços de papel e podemos cantar à volta da fogueira uma canção do Paulo de Carvalho.

Anónimo disse...

- Inseguranças? Travões? Fingir? -
Mariachi, urge um novo post pois esta merda aqui descambou!!! Fui!
Five Stars, "Mãe Negraaaaaaaaaa...." ;)

Anónimo disse...

Essa sardanisca vai longe. É mulher de coragem, sincera, inteligente. Diz o que pensa e o que sente. É dificil aceitar pessoas assim. São as que despertam amores, ódios e invejas.

Anónimo disse...

Pá, obrigada anónimo, mas deixa lá isso...
E doravante passarei a assinar "A VIZINHA DO R/C QUE INSISTE EM PARTICIPAR NAS REUNIÕES DE CONDOMÍNIO" (vulgo A.V.D.R/c.Q.I.E.P.N.R.D.C.) só para não ser reconhecida...

Anónimo disse...

Humm! Tens a certeza de que és tu a vizinha? É que o Zorze, no seu último post, falou numa vizinha sardenta...

Anónimo disse...

- Coragem, sincera, inteligente, pensa, sente, amores, ódios, invejas, travões inseguranças, fingir...-?????
Mariachi, novo post please, ilumina isto ;)))

Anónimo disse...

mas que merda vem a ser esta?

Anónimo disse...

Bolas bambi, andas a ver merda por todo o lado. Não passará por aí um esgoto?

Anónimo disse...

n estarás a ser repetitivo?

Anónimo disse...

estou

Anónimo disse...

até ver, não! e tu, achas que tem? como és um público mais fácil...

El Mariachi disse...

Viva o Público fácil!!!!
Nenuco: Tenho o Gato Fedorento LIVE, Mmaaaannnnn
Mainstream for everybody!!!!
Chamon normal e erva lá da Jamba (sem aditivos) e rir e rir e rir!!!

Anónimo disse...

és muita maluco mariachi

El Mariachi disse...

e sei dançar break dance

Anónimo disse...

então olha: dança lá na charneca de caparica que, afinal, é o sítio mais cool do portugal

Anónimo disse...

Público fácil é aquele que desliga o telemóvel antes de o espectáculo começar.
Público difícil é o que não o faz.
És que tipo de público, bambi?

Anónimo disse...

pá ó silva, tu também é só rir! barrigadas de riso! olha, já te inscreveste no parque mayer? é que assim eu vou lá atender umas chamadas enquanto dizes graçolas

Anónimo disse...

Huuuum!!! Público difícil, portanto!...
Mas estás enganada... Não tenho piadinha mesmo nenhuma. E não é coisa de hoje. Nunca tive. Nunca ninguém soltou uma gargalhada por minha causa.

Anónimo disse...

coitadinho do crocodilo....

Anónimo disse...

Não tenhas pena. Vivo bem comigo, assim, tal qual sou: desdentado, tímido e mal-amado. Sou até bastante feliz!

Anónimo disse...

és um crocodilo desdentado?

Anónimo disse...

Não. não sou corcodilo. Sou homem, e desdentado. Tu é que disseste " coitadinho do corcodilo", mas isso é uma expressão irónica que se diz quando se finge ter pena. E eu fingi que não percebia.

Anónimo disse...

deixa-me corrigir-te: tu és um homem desdentado, feliz, tímido, mal-amado e com a mania da perseguição.

Anónimo disse...

Ah, sim, obrigado... faltou-me a mania da perseguição.
Agora estou a ir ter com o Parque Mayer. Se quiseres falar comigo, liga-me para o telemóvel.

Anónimo disse...

ainda é o mesmo?

Zorze Zorzinelis disse...

Isto vai mesmo em 65 comentários? Era giro era ficar em 69

Zorze Zorzinelis disse...

Só faltam 3

Zorze Zorzinelis disse...

et voilá.: 69! Uma piadinha fácil, mas criativa. Já sei que alguém vai foder isto e vai por esta merda nos 70

Anónimo disse...

foda-se, és mesmo um granda tótó...

Anónimo disse...

Tótó és tu..., anonymous! macaquinho do chinês, cala boca chipamzé, que o teu pai é jacaré, bebe o leite com chulé e lava a cara com café... nhã, nhã, nhã.
Volta anónimo da silva, estás perdoado! Ao menos tu tinhas piada (fácil!).
Quem ofende o zorze, ofende-me a mim também...

Zorze Zorzinelis disse...

chupa-me a glande

Zorze Zorzinelis disse...

Obrigado pela defesa, avdrcqiepnrdc

Anónimo disse...

Amiguinho, não te esqueças de colocar barra entre o R e o C (R/C - rés-do-chão)... É importante!

El Mariachi disse...

Bonito...
Muito bonito...
Tenho três posts em draft à espera que haja quem se canse de nada dizer...

Mas podemos chegar aos 125... querem vêr?

O place mais kool de Portugal é o Baile da Pinha no Clube Recreativo Charnequense Os Canários. Não há DJ Vibe mas há equilibrismo da mine na boina levado a cabo pela famosa personagem Penalti, que anda numa Piaggio APE 50 pintada com as cores do Sporting, um par de cornos por cima do farol dianteiro e, debaixo deste, um cromado dum leão que no lugar dos olhos tem uns "leds" verdes que piscam quando buzina o tema "Todo o estádio a cantar"...

Anónimo disse...

acho que o mariachi precisa de chupar a glande de alguém...

Anónimo disse...

força diaz, a malta tá aqui que não se aguenta com tanta expectativa com os teus 3 rascunhos.

El Mariachi disse...

Tragam-me o chantili, por favor!

Anónimo disse...

Baile da pinha, bora lá todos, até o fã clube anti-margem-sul está convidado ;)
A vizinha também. *

Anónimo disse...

Penalti à Junta de Freguesia!
Jacarandá a património mundial!

Anónimo disse...

E a glande dos circuncisados???

Anónimo disse...

presumo que o escaganifobético seja o anónimo

Anónimo disse...

qual anónimo? há tantos anónimos aqui. Será que a bambi é o anónimo?
O escaganifobético sou eu - o escaganifobético.

Anónimo disse...

pronto, és mesmo tu. inconfundível

Anónimo disse...

Pois sou eu, sou. Mas que conversa circular!!! Tu estás bem bambi? Essa do tu és mesmo tu...

Anónimo disse...

LOL :))))) Gostei dessa 44 cm!

Anónimo disse...

Que glande melda isto...

Anónimo disse...

já cá tás seu porco?

El Mariachi disse...

Bah...

Ele é mazé um anónimo com pipi!