terça-feira, agosto 30, 2005

O Grande Embuste

Até a peça de teatro vi, com todo o gozo e júbilo a que me obrigava o amor que nutria por aquilo que para mim não era um livro. "História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar" era um objecto de culto. Não mais que "O Velho Que Lia Romances de Amor", não menos que "Patagónia Express". Havia em tudo aquilo o mesmo sangue quente que confere à literatura dos países latinos e/ou africanos aquela tepidez que em latitudes mais cimeiras não se atinge. Ficam-se abaixo. O Equador é, na literatura, o traço vermelho que indica os 0ºC no termómetro! O Marquez, o João Ubaldo Ribeiro e mesmo o Buarque, com o seu "Estorvo", estão acima da linha. Hemingway, Capote, Kafka, estão lá, mais ou menos nos -10ºC. Bons, mas demasiado desprendidos daquela humanismo que desmascara os Homens. E isto só uma buganvília contra um muro branco permite. Pano de fundo: um mar azul... e não o cinza do Báltico.
Sepúlveda passou-me, durante anos, a mão na face. As causas perdidas eram também as minhas. Até que, um dia, numa sessão de autógrafos no El Corte Inglés, os ideais que julgava partilhados, ali, por quem tanto escreveu sobre o Greenpeace, levaram-me a dizer-lhe, olhos nos olhos que, "Sr. Luís Sepúlveda, está a travar conhecimento com um dos seus públicos mais fiéis num dos únicos dois estabelecimentos lisboetas que vendem, impunemente, peles de animais"! Ele olhou para mim com a mesma antipatia com que o fizera para todos os que já haviam solicitado autógrafos e eu tirei-lhe das mãos, a tempo de não ser conspurcado, o "Nome de Toureiro".

23 comentários:

Anónimo disse...

Tenho dificuldade em imaginar-te no Corte Inglés em fila indiana à espera do autógrafo... Mas o amor tem dessas coisas...
Se fosses meu filho, colocava a mão na cintura, soltava a lingua em impropérios e finalmente espancava o gajo por te ter desiludido. Como não és...
diz-me onde é que encontro o tipo que vou já lá e espanco-o à mesma!

Anónimo disse...

sardanisca, substituiste o zorze?

Anónimo disse...

Vamo-nos revezando ...

Anónimo disse...

ah, tá bem. tu fazes os fechos do zorze...

Anónimo disse...

prontos, ora aí está! tás a ver?

Anónimo disse...

ó diaz, isto foi um sonho ou abordaste mesmo o senhor?

Anónimo disse...

Quê???!!!!

El Mariachi disse...

Escreves sobre Kafka no Blogue de Esquerda??? Vou lá atirar uma cena do Bakunine!

E uma cena do Marx no Blogue do Pacheco Pereira?

Anónimo disse...

THE END IS ABOUT TO START!!! hahahahahahahahahaha!! Be afraid, be veeeeeeeery afraid!

Anónimo disse...

Sim, eu percebi-te, 44 cm... aproveitaste a deixa da Bambi para manteres a fama. Eu não percebi mesmo foi a Bambi...

O teu Blogue de Esquerda www.anomalianarede.blogspot.com é bastante...alternativo. Tem futuro. Ninguém arrebanha assim tamanha macheia de comments logo nos 1ºs tempos de carreira...

Ai o Messenger Mariachi... O Messenger!

Anónimo disse...

qual foi a parte que não percebeste sardanisca?

Anónimo disse...

A de eu fazer os fechos do Zorze...

Anónimo disse...

A de eu fazer os fechos do Zorze...

Anónimo disse...

ah! eu explico: uma vez que o zorze está muito ocupado a fechar a revista, tens de ser tu a deixar aqui a mensagem de "força amigo" ao nosso diaz.

Anónimo disse...

e tu, freaky? vieste aqui deixar uma ameaça e depois desmaiaste?

Anónimo disse...

Ah,está bem Bambi. Agora entendi. É isso mesmo!

Anónimo disse...

...sei de fonte segura que o Diaz tem um cartão do Corte Ingles e tudo! passa lá a vida a comprar cenas a crédito...

Anónimo disse...

A sério??? Diaz, ou desmentes o bufo, ou então, o verdadeiro grande embuste és tu...
A Margem Sul, os emigrantes, as sardinhas assadas, as corujas e as pegas-rabudas, a salsa do vizinho e manãcêquê... e agora vai na volta és um habitué do El Corte Inglês, onde se vendem impunemente peles de animais...

Anónimo disse...

pf!!!

El Mariachi disse...

Sim... tenho inclusivamente um belo abafo para o pescoço que consiste em duas raposas inteirinhas presas por ambas as bocas. Mas só o uso em cenas de dominação e bondage! Condiz com o chicote de piça de porco que comprei na Ovibeja, da qual também tenho cartão de crédito!

Anónimo disse...

Estás claramente a mentir... O American Express da Ovibeja só pode ser usado para a compra de artesatano proveniente das partes baixas dos ovinos (e os porcos são mamíferos da família dos suídeos) - Foi uma imposição da Associação de Criadores de Ovinos, os grandes impulsionadores dessa feira que festejou este ano o seu 22º aniversário.

Anónimo disse...

Mariachi o chicote de piça de porco é aquele que costumas arrumar no cu?

El Mariachi disse...

Vê lá mazé se queres levar chicotadas de piça, porco!