terça-feira, agosto 16, 2005

Sende Temente a Deus, s.f.f.

Venho de um casamento do Fundão (aí vem a imagem que a tantos acomete quando se ouve este nome: um queijinho já sem tampa e com uma colherita lá dento) e em termos de comida, bebida e divertimento foi o melhor da minha vida.
Apenas fiquei mais curioso em relação à Igreja Católica! Nomeadamente, em relação a uma música que cantaram para ali, cuja letra - e título, acho - continha "Feliz aquele que teme o Senhor".
Mas que merda é esta? É tipo "eu gosto muito do papá mas ele dá-me com o cinto" ou "eu até gosto do meu marido mas ele tem um balde de areia da praia ao lado da cama onde esfrega o pénis antes de me penetrar no ânus" ?
Que sentido faz uma religião quando se tem medo da divindade?
Fariseus de merda, pá!

12 comentários:

xostrinha disse...

Come um jesuíta que te faz melhor e dois padres dos nossos. E livrai-nos do malaman.

Anónimo disse...

Uma religião que cultiva o temor pela divindade que supostamente pretende adorar é a mesma que instiga ao afastamento dos fiéis ou meros devotos, pela ineficácia de acção em momentos de necessidade, pela cultura da teoria abstracta e antiquada aos dias que correm, pelo desprezo pela prática das doutrinas mais básicas e próximas daqueles que deveriam constituir os seus mais fervorosos apoiantes. Esta, meus senhores, é a religião que temos... e depois queixam-se que as pessoas "fujam" das igrejas e dos sermões ocos e irreais que os arcaicos sacerdotes (salvo raras excepções, que ainda espero vir a conhecer alguma) pregam do alto do seu púlpito imaginário, por esse País fora!

Zorze Zorzinelis disse...

É isso aí! Dá gostoso prá mim, vai!

C@B disse...

Por ver na entrada de tantas igrejas a sentenca - "temei a Deus" - 'e q me declaro agnostico desde q percebi o q quer dizer a dita frase.
Agora 'e mais, comeco a acreditar no JC, mas acho q a p... da Igreja fo... a mensagem.
Assim sendo, viva o JC! Abaixo a Igreja!

El Mariachi disse...

Basicamente, tripeiro, é isso tudo!
E talvez pensar como seria a civilização ocidental se o Velho Testamento (a Tora, portanto), não tivesse sido propositadamente anexada ao Novo, onde tudo é amor ao próximo, perdão de pecados e compreensão. Já estou a ver quem detinha o poder naquela altura (sim, esses mesmo que estás a pensar) a dizer numa reunião no Templo de Jerusalém (onde Jesus se negou a sacrificar um borrego porque sabia que Deus não precisava de sangue): "Atão estes palhaços querem espalhar a palavra do outro hippie? Dá-lhes lá com a Tora, vá, que é para eles verem o qu'é bom".

Anónimo disse...

uelcame tu da breive niu uorelede.
é tipo se estiveres de frente à cascavel de fronte alargada e de lingua afiada, o melhor é ficares quedo e parado... respeita-a e talvez não sejas mordido... ahahah!

Anónimo disse...

tudo são empresas...

El Mariachi disse...

Seja bemvindo garage session man!!!

E ensaios?

Dá??

Anónimo disse...

o que eu gosto mesmo da hóstia! cola-se no seu da boca e dá luta... ui! ca bom!

El Mariachi disse...

Yá... hóstias feitas em Badajoz, é o que é! Só lhes falta é as becas de amendoim.

P.S. - bah, os toffees Mouro também se colam, é verdade!

Anónimo disse...

el mariachi_ ensaios ? quando e como quiserem... aim ine! ah desta vez temos que arranjar forma de gravar...

NoKas disse...

oi! Só vi este post agora!

A minha posição oficial em relação à religião não será aqui debatida.

Mas devo dizer que me irrita imenso os ataques não fundamentados quer à igreja católica, quer a outra qualquer religião. Todas as religiões são bem mais do que isso, são uma herança cultural e histórica da nossa civilizaçãozinha.

Em relação ao cristianismo (não só católico, mas tb ao ortodoxo e protestante: anglicano, luterano, etc): o antigo testamento (basicamente a mesma coisa que a biblia judaica) está cheio de passagen onde Deus é visto como um ser a temer, pois caso se faça o contrário da sua vontade, que supostamente era lei e era justa, ele (Ele, perdoem-me) revoltava-se e castigava. Ora, no novo testamento esse tipo de Deus foi um pouco alterado, começou a falar-se mais do perdão, da aceitação, do amor ao próximo como a forma mais fiável de amar a Deus. No entanto, como toda uma cultura milenar pesa sempre sobre os ombros, mesmo nos dias que correm, muitas musicas são baseadas no antigo testamento, nomeadamente nos salmos, esses sim cheios de passagens do Deus irado com inimigos e chateado com os pecadores. As coisas têm que ser lidas e integradas no seu contexto. O antigo testamento como texto tem imenso valor, tem uma série de pistas históricas precisosas. Mas tb se sabe que foram bastante alterados ao longo das sucessivas "traduções" e "transcrições". Não sei se o que tu ouviste foi um dos salmos, se foi mesmo uma cantiga qq baseada nisso, mas d qq modo a posição "oficial" da igreja hj em dia não é temer a deus, é amar a deus e ao próximo. Tal como supostamente é a judaica, tal como é a islâmica. No entanto, vivendo nós nesta civilizaçãozinha imperfeita, é mto difícil que aquilo que se diga seja aquilo que se faça.

E sim, há muitos padres que "afastam" as pessoas da igreja, etc etc etc! e são uns hipócritas e patati patata! mas ninguém, ninguém do pessoal que conheço que diz isso se dá ao trabalho de estudar o problema, falar com entendidos na matéria, discutir, debater e finalmente perceber o fundamento de algumas bases desta ou de outra religião em si.

Tanto quato me pude aperceber até hoje, todas são boas, todas têm imensas semelhanças, todas falam de enviados de Deus. As diferenças resumem-se a detalhes. E é nesses detalhes que as pessoas estão sempre a tropeçar. Ninguém é católico, até é curtido falar mal dos padres, mas toda a minha gente se casa na porcaria da igreja lá da terra, noivinhas de vestido branco e véu, pk é bonito.... ahhhhhhh! E depois vão po copo de água a refilar do que tiveram que pagar ao padre da aldeia pa celebrar a porra da missa! olhem lá quem são os hipócritas aqui!



atirem as pedras que quiserem, só espero que não vos calhe um calhau em cima.



(eu comecei branda pa responder ao post, mas acabei brava pa responder aos comentários. é que me farto de falar há uma série de anos com malta que acaba por ter sempre o mesmo argumento. desde a malta que conheci que ia aos escuteiros católicos mas falava mal das missas (então por que raio não iam a outro lado), aos colegas que iam à catequeze ou tinham religião e moral orbigados plos pais, mas até os paizinhos falavam mal do sistema! afinal, em que ficamos?)





espero ter-me feito entender. Não quer dizer que concorde com os católicos, mas tb não me identifico com a maioria das críticas que por aí andam.