segunda-feira, março 16, 2009

A Tasca do Ti dIAZ

Jantar de Sábado à noite com Gi, João, Nenuco e Maria.
Finalmente, à Gi apetecia-lhe, à Maria também, o Nenuco decidiu, para poder voltar às suas raízes caparicanas, enfiar nos engarrafamentos que todos os Bósnios enfrentam (bem-feito por ter sido desertor) e o João não tinha feiras no dia seguinte...
Daí...
dIAZ vai à praça com Mariachito e chama a si todo o refinamento de apreciador de peixe que se propõe a tratar bem o vegetarianismo da Gi e a FishLovinguisse montijense do João.
Levava, pois, em mente, uns Jaquinzinhos fritos (passados em farinha de milho e não de trigo) com Açorda de marisco ou ovas, dependendo do que encontraria nas bancas, uma Saladinha de agrião com redução de vinagre balsâmico e queijo de cabra de meia-cura (rúcula é exotismo de rôtos).
Para entrada era o que se encontrasse na Mãe do Ramalho (lá, no Campo, as senhoras que vendem são sempre mães ou avós de amigos nossos e pede-se o avio com um E lá por casa, tudo bem, não tenho visto o Ramalho e tal, deve andar cheio de trabalho, coitado, é tão responsável, e ainda nem sequer desapareceram os efeitos do MD que metemos, com ele, há umas horas).
Acontece que os carapaus estavam com ar de quem tinha passado a noite comigo e com o Ramalho.
Ou isso ou tinham, à vontade, 15 dias de banca/frigorífico/banca outra vez.
Até Mariachito reparou Estão mortos, pai?
Estavam.
Mas um enorme pregado não. Mexia ainda a minúscula boca, de lado, como quem gritava um mudo apelo Leva-me contigo, dIAZ, eu sei que me vais fazer valer a pena.
Assumi aquilo com responsabilidade de chef remunerado e pedi para mo esquartejarem em dois enormes filetes que, em casa, reduziria a finas tiras.
O peixe debatia-se com afinco, como que arrependido pelo que me tinha pedido.
Mariachito estava horrorizado Pai, a senhora está a matar o peixe, quero os outros que já 'tão mortos!
Desviei sua a atenção para um belíssimo mero de 10Kg que chegara dos Açores mas que só bolsas mais volumosas podem comprar.
Resultou... Voltamos a casa já com o calor a pesar nas pernas e o puto a bater-me nas costas ordenando Corrida, pai, corrida, mais d'pessa, como se fosse eu sua cavalgadura seu pai. O menú resultante foi:

Entrada:
. Grelos da Cereeira (Sobreda) salteados em azeite de produção secreta em Aviz por causa dos Palhaços da ASAE e alhos novos com queijo de cabra de meia-cura de Moura.
. Quacamole de abacates da mãe do Bruno com malaguetas frescas do quintal da Ti Natália.

Pratos:
. Pregado à Zé do Pipo com estragão e puré de batata das Terras-da-Costa e linguiça de porco pura raça alentejana de Montoito.

Vinhos:
. Fiuza Chardonnay 2006
. Quinta do Vallado 2006
. Adega Cooperativa de Pegões monocasta Syrah 2005

Sobremesa:
. Gelado de Chocolate e Morango da Olá comprado à pressa no Intermarché.

Digestivos:
. Medronho de produção secreta na Serra de Espinhaço de Cão por causa dos Palhaços da ASAE
. Aguardente de Moscatel de produção secreta em Azeitão por causa dos Palhaços da ASAE.

PS - Disseram-me 6 vezes que estava muito bom, o que é sempre de desconfiar. Depois, há aquela coisa de querermos agradar às visitas sem desagradar ao Mariachito, que até faz bom ambiente.
Assim, fica o Panda sem som e, na aparelhagem, o novo do Owen Pallett, que o puto venera, como eu...

8 comentários:

Anónimo disse...

Olha pareceu-me muito bem!!!!
Freaky
PS- O Costa é um sacana e não me liga nenhum ;-( como tu!!!! LOL

1entre1000's disse...

Há poissssssssss o banquete... ppppppppppppffffffffffffffffff, menina róoooZA pra estas coisas não nos convidam! poisssssssss, não somos da sociélaitê... pppppppppppppffffffffffffff, eu bem vi a reportagje na TVI24, todos chiquérrimos... com as roupas e o bronze de solário eu bem os VI!

rosa disse...

garganeiros, milinha, garganeiros, é o que é....

pfffff.....

Master Of The Wind disse...

Bela ementa! Sim, senhor.

Anónimo disse...

Pff! Tanta coisa, tanta coisa e depois finalizas o repasto com gelado da olá??? Isso é como estares a fazer 'o amor' durante uma hora e quando se aproxima o grande Ó a tua mãe entra no quarto a perguntar pela roupa suja para pôr na máquina ;-)

El Mariachi disse...

Kauizinha... queres falar, é?

Anónimo disse...

Não me irrites que eu agora tenho uma Bimby ;-)

Anónimo disse...

fooooooooooddddddddd ****** ssseee

já a mim só me dás caril!!!!!
e vinho de pacote!