terça-feira, outubro 23, 2007

E Agora, Um Pouco de Música...

Quando o Leonard Cohen a compôs, não fazia ideia do que acabaria por vir a ser. Como o Suzanne ou So Long Marianne, poderia ter sido aquilo que quase todas as músicas do Cohen são: Mais uma música do Cohen...
O Dylan nunca gravou uma versão, mas cantava-a em muitos concertos. Não todos, porém.
O Cale, que percebe uma ou outra coisa de música, oh hail Velvet Underground, gravou aquela que terá sido, até hoje, uma das melhores adaptações do tema. Vinha no I'm Your Fan, de 1991, um disco idealizado e produzido pelo senhor Christian Fevret, da Les Inrockuptibles (na sua melhor fase), onde várias bandas (Pixies, REM e mais algumas de que não me lembro agora), interpretavam hits do Trovador.
Mais recentemente, já a entoaram Bono, KD Lang e o "delicado" e nasalado Rufus, tendo, inclusivamente, figurado numa cena do Shrek.
Eu tenho para mim que todo este recente entusiasmo se deve a uma versão com pouco mais de dez anos, sem a qual a coisa se teria perdido na história.
Sei que o produtor do álbum onde figura, de seu nome Grace, Andy Wallace, não concordava com a sua inclusão no alinhamento e ficava preocupadíssimo a cada vez que se tentava a gravação, que acabou por atrasar o lançamento do disco. O intérprete cantava-a sempre de forma tão diferente, que Wallace acabou por tomar o assunto em mãos e montou um conjunto de todos os takes para formar a faixa. Um puzzle, portanto.
Nascera, assim, o seráfico e beatífico Hallelujah do Jeff Buckley.
E fez, no passado dia 29 de Maio, uma década desde que levou consigo a impossibilidade de a podermos voltar a ouvir...
...nesse coro de anjos a uma só voz.

12 comentários:

Zorze Zorzinelis disse...

E sabes que o Forget Her era para ter sido o tema forte do Grace e colocaram a música de parte?! De qualquer forma, bom post, amigo! Bem recordado! Até a KD Lang canta o Hallelujah; é claro que não chega aos calcanhares desta versão - é, de facto, excepcional! E acredito que se não fosse a sua morte, o Buckley teria tido uma carreira arrebatadora! Para mim, pelo menos, foi a maior tristeza que tive ao nível do panorama musical!

zez disse...

Até um amigo meu, que falta frequentemente à verdade, disse um dia, e passo a citar: "o Jeff Buckley é daqueles artistas que, tudo o que faz, é bem feito". E o tipo é mentiroso compulsivo!

Zorze Zorzinelis disse...

Tenho um amigo meu que é paneleiro (Diaz) mas não digo quem é!

zez disse...

Lá vamos chegar aos 58 comentários... the usual...

El Mariachi disse...

zorze... não sou eu que rapo as nádegas!

Zorze Zorzinelis disse...

Pois não: é o Zez!

El Mariachi disse...

Eu acho que escrevi este post porque sabia que escreverias algo interessante, sobre ele, e, assim, as pessoas já não pensam que és imbecil!

Leonor disse...

A versão do saudoso Jeff é a melhor de todas, supera até o original do cohen. Ai que saudades daquela voz inspirada. Bom, sobra-nos agora o Scott Mathews e o Patrick Watson... Não é a mesma coisa. Beijos e saudades.

zez disse...

O Zez não rapa nada, Zorze Clearasil!

Zorze Zorzinelis disse...

Zez Camarinha!

zez disse...

Quem diz é quem é...

Unknown disse...

Com algum atraso, mas ainda assim...

Independentemente de quem e por quem, nunca se poderá dizer que uma versão é melhor que o original. Por mais defeitos que o original possa ter, é nele que está encerrado o essencial. O acto de criar.