quinta-feira, agosto 09, 2007

Saudosismo - Tomo DCVIII

Ninguém me consegue ajudar...
Já perguntei a todos os meus amigos que, até aqui, considerava terem uma memória indestrutível. Afinal...
...ninguém me sabe dizer qual o nome daqueles desenhos animados.
Sempre que a programação da RTP sofria uma alteração de última hora, o vazio deixado era preenchido por uma lagarta que vivia numa maça e depois ia viver para uma cidade onde todos a tratavam mal e no auge do sofrimento metamorfoseava-se, ganhava asas e depois voava até ao sol e queimava as asas e depois apaixonava-se e ia viver para outra maça, onde uma das últimas cenas era ele numa cadeira de baloiço e a outra lagarta a fazer crochet. Traço e ambiência psicadélicas, numa onda estilo Yellow Submarine, uma banda sonora estridente, guitarras com o treble no máximo, um horror. E tenho quase a certeza que eram de origem espanhola, nada daquele patamar cimeiro - checo ou húngaro - da inteligência humana a que obrigava a hora do Vasco Granja, pelo menos até "aconselharem" o homem a incluir o Mr. Magoo porque havia ali uma evidente tendência de esquerda. Tenho trinta e muito poucos mas já me deram algumas certezas. Uma delas dá conta de que os jovens inteligentes de hoje são os que nesse tempo bebiam com avidez tudo o que terminava com "koniec" em vez de "fim". Os que vieram a ser ridiculamente estúpidos ou estupidamente ridículos ficavam aos Sábados de manhã a olhar para o Pedrito, Narizinho, Dona Benta, Sassi Pererê, Zé Carneiro, Visconde e Cuca.
Depois há os traumatizados, que são os que hoje em dia metem os filhos nos contentores do lixo, ateiam fogo às florestas, são militantes do PNR ou filiados no PP e ainda conseguem ver no Pavilhão Chinês um local "agradável" para tomar um "drínque". E isso, meus amigos, só se pode dever a uma coisa... ora vamos lá puxar por essa cabecinha:
- Olá, eu sou o Tomé.
- Olá, Tomé.
- Não viu o meu cão?
- Como é ele?
- É peludo, tem um rabo comprido, orelhas grandes...
- Não. Mas pergunta ali à senhora que dá milho aos pombos no jardim.
(no jardim):
- Olá, eu sou o Tomé.
- Olá, Tomé.
- Não viu o meu cão?
- Como é ele?
- Tem o pêlo encaracolado, orelhas bicudas, rabo espetado...
- Não, não vi...

E isto durava meia-hora. MEIA-HORA!!!

13 comentários:

Leonor disse...

Amigo "Biltre". Procurei no google e li num blog o que passo a transcrever:

"Há traumas que marcam uma geração inteira. Nos anos 70, houve um desenho animado italiano que foi exibido inúmeras vezes. Quem o viu (apercebo-me disso agora), ainda se lembra dele, tão tenebrosamente angustiante a coisa era. Tratava-se da história de Gaspar, uma lagarta que constitui família com a sua esposa lagarta e com o seu fedelho lagarta numa bonita maçã vermelha. A dada altura, havia um puto que decidia arrancar a maçã da árvore e era o pânico. Ficávamos a assistir àquele cataclismo devidamente acompanhado por uma música deprimente que me dava cabo dos nervos. Mas a tragédia não acabava aqui. O desgraçado do Gaspar acabava por se transformar num linda borboleta, o que apaziguava um pouco o tenro espectador, mas por pouco tempo. O palerma do Gaspar, qual Ícaro, desatava a voar que nem um maluco na direcção do Sol e estorricava as belas asinhas que lhe tinham nascido. Mais uma vez, com aquela musiquinha aterrorizadora.
Bem gostava de saber quem era o Director de Programação da RTP naquela altura."

Fui ver ao estádio do INATEL o filme "O Labirinto de Fauno" e adorei! Tinhas-me espicaçado a curiosidade... Beijos mil!

El Mariachi disse...

Tenritas...
...tu és a maior!

Sem palavras!

1entre1000's disse...

o que a leitura nos faz... li o post e fiquei a cismar nesse mesmo desenho animado da lagarta e de toda a sua triste sina...

Anónimo disse...

Vi a lagarta numa carrinha de metadona a tomar a dose... bateu no fundo, coitada...

Anónimo disse...

Uma taça do Guadiana para o Benfica
Uma Supertaça para o Sporting.

Empatados....

Anónimo disse...

À a primeira foi a brincar desculpem a confusão. Não quero que se distraiam para a vossa, pré-eliminatória, da Chmapions

El Mariachi disse...

Sei que a lógica não é o teu forte mas...
Se o Sporting ganha ao Porto e o Benfica ganha ao Sporting, o ranking está feito!
O resto é mania!

Anónimo disse...

Grande Rui Costa! Fuck Him!

El Mariachi disse...

E ainda as vais levar lá dentrinho. E é dali, meia-distância, só pra veres o que é andar à batuta do Maestro!

É isso e aquele FDP do trompetista das bancadas tripeiras! Até vos vai ficar a doer o fagote!

Nog disse...

Foi um regresso à infância.Recordo com infimo pormenor as rosetas de cor e a música que se entranhava nos ouvidos. Só hoje percebo que aquilo era quase uma tripe de heroína.

Já agora...também te lembras daqueles bonecos de plastica que viviam no meio de formas geométricas, oriundos algures do outro lado da cortina de ferro?

El Mariachi disse...

ah pois lembro... não fora Vasco Granja e seríamos uns vermes consumistas de lixo não reciclável!

Sê benvinda, então!

Domingos Maria de Saldanha Pinto Coelho disse...

Bom dia!E lembram-se de um desenho animado em que um boneco dava um safanão ao do lado - que parecia seu gémeo - e esse dava ao que estava logo a seguir,e assim sucessivamente, até ao fim? Acho UE deviam ser uma 100 bonecos!!

Domingos Maria de Saldanha Pinto Coelho disse...

Perfeitamente!O que eu pagava para ver isso outra vez. O do cão do Tomé!🤣