sexta-feira, agosto 31, 2007

Ficheiro

Quando eu era puto, juntava os trocos que resultavam das visitas à avó Maria e avô Chico para comprar a Photo edição especial amadores. Bicla (BMX "amarelo canário" com punhos e banco "anil celeste") até Cacilhas, um cadeado à volta do sinal mais perto dos pescadores de robalo, barco, Praça do Comércio, Rua Augusta, Rossio, Restauradores, um formigueiro no estômago antes de entrar e pronto, lá estava. Tema. Não sei se foi sempre esse o nome. Hoje é. O cheiro também é o mesmo. E continuam a ter a Photo Special Amateurs. Depois saía, orgulhoso de mim próprio, e sentava-me no primeiro banco. Só havia um problema. Gajas nuas. Tinha vergonha. Que os transeuntes pensassem que eu a comprava por isso. Mas não. Para tal efeito havia as Ginas e as Tânias na Casa da Árvore, um colossal pinheiro manso que se desdobrava em ramadas, sombra, processionárias (Thaumetopoea pityocampa) e resina que inutilizava calças, tshirts e "calções da bola". Sim, eu já sabia o que era "aquilo", embora só muitos anos mais tarde vim a descobrir que, afinal, eu tinha razão e "aquilo" podia ser muito mais bonito se tivesse menos pêlos. Também não sabia que, muitos anos mais tarde também (adoro estes "juguetes de palabras") e muitas Photo Special Amateurs (até com coisas do Zito publicadas), haveria de encontrar revistas de fotografia um bocadinho... assim... digamos que... MELHORES! Foi numa delas que descobri, em 2004, que as revistas em papel iriam, mais cedo ou mais tarde, acabar. Porque havia coisas como a File, que só tinham cabimento num ecrã. A File não tem uma edição que se possa chamar de... assim... digamos que... MÁ! E recordo a minha própria reacção (como amante incondicional do Big Lebowsky dos Cohen), quando descobri, aqui, que o Jeff Bridges se munira de uma Leica nos sets de quase todos os filmes que protagonizou!
Depois de muito tempo sem lá ir, por razões mais que evidentes (não se pode fazer 345.231 posts por dia e andar em sites ao mesmo tempo), voltei a ficar com um sorriso semelhante quando vi este ensaio.
E convenhamos que há melhores figuras que estar a olhar para um monitor com um sorriso na cara. As pessoas pensam logo que um gajo está a ver "aquilo"!

4 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei sem f�lego ao ler este post. Est�s a ver se fazes concorr�ncia ao Saramago?

Zorze Zorzinelis disse...

Excelente post, Diaz!

El Mariachi disse...

ó espalhagostaspoucogostasbraza, tázafazer concorrência a alguém?

Anónimo disse...

gostei muito desse blog aqui. Caí de pára quedas mas vou ser freguesa, agora.

=)