quarta-feira, maio 23, 2007

Der List

Há 15 anos atrás, já o Manuel João Vieira dedicava uma letra a essa classe que então emergia (ou sempre existiu, adaptada à realidade em que se inseria, isto é, geração ou espaço temporal a que correspondia):
"Eu quero ir ao Frágil 6ª Feira
Quero ser amigo da porteira
Quero ir prós copos cus artistas
Quero estar nas capas das revistas
Não quero mais viver em Chelas e ir à Costa no Verão
Quero um andar no Bairro Alto e uma Quinta em Azeitão
O que me vale é um padrinho que tenho na Fundação
Quero subir à Primeira Divisão
da Vida Social".
E, nesse tempo, quando o Quevedo se dedicava à redacção da Kapa e não à Bela e o Monstro ou lá o que é aquilo, quando o MEC estereotipava taxistas portugueses e gajas que não praticam sexo anal, quando o Padre Frederico fugia, confortavelmente, para o Brasil, sem desencadear um escândalo de pedofilia (não havia SIC nem TVI), quando o Dan Brown não sabia que escreveria o Código e, logo, os portugueses pensavam que os Templários eram uns rotos que lambiam os rabos uns aos outros em rituais iniciáticos (hoje em dia sabem pouco mais, que é aquilo que o Dan Brown inventou), quando o Taveira vivia dias de glória e barriguinha cheia, quando o Herman José podia rebentar com o cenário da Roda da Sorte com uma caçadeira porque os Gatos andavam no liceu, quando o chamon se comprava aos pintores e meios-contos e a branca custava 15 contos a grama, quando o cavalo nos levava à média de um amigo por trimestre, era tudo muito melhor. Mas pode ser da idade. Pode. O que faz com que as coisas estejam todas na mesma, mas mais caras. Pois sim. Então faço eu uma lista das coisas que hoje necessitamos para sermos... enfim, sermos. Sob pena de, ao não sê-lo, simplesmente, não existirmos perante os outros que são porque, por sua vez, queriam ser perante os outros! Isto tem um nome: A Cadeia Alimentar Social ou A Arte de Ser-se Vazio por Opção Embora se Julgue Que é Por Imposição.

1 - Teenager - Uma Yamaha DTlc, muita ganza e pastilhas com fartura. MDMA só quando chega da Holanda o Cajó, das suas férias de depenar frangos e apanhar morangos. Docas e onde quer que o levem.
2 - Solteiro - Um Defender, muitas ganzas e alguma branca e/ou pastilhas, mas numa onda mais gourmet. Nada abaixo de umas dove, Mitsubishi ou Versace.
3 - Primeiro Emprego - Defender às Quintas e Sextas, para ficar no Bairro e, à descoberta de novas amizades e perspectivas de vida (deixam de ser as nossas e passam a ser as de outros, portanto, um estranho ritual de aceitação no grupo), aquisição de apartamento em Lisboa, de preferência em Bairros Típicos e/ou históricos. Muita branca, muita ganza e muita gaja. Uma delas, a que tiver menos personalidade, cola-se-lhe que nem lapa porque há muito que sonha com tudo o que ele tem e deseja, e juntam-se trapos!
4 - Vida a Dois - Um smart, para conseguir estacionar, coisas que realmente importam como roupa, muita ganza e muito álcool mas mais ao fim de semana, jantaradas durante a semana, cinema, teatro e concertos mas de forma indiscriminada e muito pouco selectiva. Sempre juntos. Caso contrário, é porque "ele deve estar maluco com a mamalhuda da contabilidade" ou porque "ela está toda molhadinha com o novo director de marketing com fatinhos do Ferragamo".
5 - Paternidade - Uma Station ou Caravan, um golden retriever, uma ganzinha quando o rei faz anos e uma vivenda térrea de fachadas pintadas de salmão, com barbecue e uma tabela de basket da Toys 'r' Us. Retorno à zona suburbana de onde saíram enquanto jovens e, finalmente, a descoberta do fenómeno "Transportes Públicos". Saídas à noite só quando há jantares da empresa e reencontros de faculdade.

28 comentários:

paulo disse...

aqui está mais uma faceta do camarada diaz: mariachi o sociólogo... muito bom.

Zorze Zorzinelis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zorze Zorzinelis disse...

É mais o El Mariachi, o senhor que passa ao lado de modas e de tudo o que são estereótipos. O problema neste mundo é acharmos que somos mais espertos e inteligentes que o vizinho do lado. Bem que eu gostava de ter um Defender, um Smart e uma Caravan, mesmo que isso me custasse o título de parolo!

Anónimo disse...

Bom, bom, são as referencias temporais - quando o chamon se comprava aos pintores e a bvranca custava 15 contos...
Muito bom! E já agora acrescento - quando o chamon se comprava aos pintores e dava cá uma moca tal que nem com 5 gramas de hoje consigo ficar tão maluco como então!

xostrinha disse...

6 - Mariachi - Fulano porreiro mas muito saudosista que aos 70 anos ainda vai apregoar as mesmas coisas que aos 20. Os amigos dele não vão durar tanto e os que resistirem vão tentar dar-lhe um tiro nos cornos antes de terem Parkinson e errarem o alvo. Tem filhos, mulher e conduz uma vespa, um ícone que se aplica às categorias 2,3,4 e, em alguns casos, à categoria 5. Recusa grande parte dos luxos da modernidade mas lá foi comprando um Mac, um objecto de culto que se inclui igualmente nas categorias 2,3 e 4. Sem ele, a blogosfera não gerava tanta controvérsia.

Zorze Zorzinelis disse...

Bingo... aliás, categoria 3, 4, 5.

Zorze Zorzinelis disse...

Entretanto o Diaz deve estar a preparar um texto que não se enquadre em qualquer uma destas categorias... todavia, escreverá a prosa no seu Mac... categorias 2, 3 e 4.

Anónimo disse...

Mexeram-se todos que nem a curda que apanhou com os tijolos na carola ou não???

Era só para saber!

E houve um que se arrependeu e apagou! Faço ideia...

Muito bom!

Gugu... não era do chamon, mê rícfílhe... era dos neurónios fresquinhos e vivinhos da silva que, quando morriam, parecia a matança do porco em Nandufe... era um chinfrím que um gajo nem conseguia andar direito!!!

Jorginho... isso é bazófia!

Anónimo disse...

Denoto, mas pode ser impressão minha, que os meninos estão muito aborrecidos com o postzinho do menino, partindo imediatamente para inscrever o autor numa das categorias que ele próprio elaborou, mediante prolixo, fastidioso e exaustivo estudo sociológico.
Em primeiro lugar, nunca no decorrer do texto eu dou a entender que NÃO faço parte de NENHUMA das categorias. O Mac e a Vespa podem, inclusivamente, encaixar na perfeição em qualquer uma delas. Depois, o cinema (não tanto o teatro) e os concertos de forma pouco selectiva também.
Não vejo porquê tanto alarido... Jorginho... a entrares assim, vê lá se não estás a ficar parecido com os amiguinhos do teu blogue que partem logo para a ofensa sem sequer conhecer as pessoas... I'm Not From The Barraques, em amAricano! E que fosse, desde que tivesse a minha Vespa, o Mac e a barraca fosse na Margem Sul!!!

Zorze Zorzinelis disse...

"Não vejo porquê tanto alarido... Jorginho... a entrares assim, vê lá se não estás a ficar parecido com os amiguinhos do teu blogue que partem logo para a ofensa sem sequer conhecer as pessoas"

Essa, juro que não percebi!

Zorze Zorzinelis disse...

E, já agora, o seguimento "I'm Not From The Barraques, em amAricano!" também não cheguei lá. Mais vale perguntar do que interpretar de forma linear. Se assim fosse, diria que estarias a chamar a mim e ao pessoal que frequenta o meu blog pessoal de Xabregas. Mas, concerteza, não deverá ser por aí.

Zorze Zorzinelis disse...

Ah, lembro-me do que falas; foda-se, ó Diaz, esse gajo comentou o meu blog 2 vezes, pá! Vai tomar no cu!

xostrinha disse...

És mesmo palhaço Mariachi! O que eu gosto de te ver afinar. Comé, almoçamos sexta para nos ofendermos ao vivo.? Tem muito mais graça.

Anónimo disse...

Foda-se, dá para encadernares os teus posts e venderes em enciclopedias?

Jornalário disse...

Eu faço tudo o que vocês quiserem, mas o Jorge tem que me sugar o testículo esquerdo de maneira a que seja quase imperceptível a forma como o escroto vai engelhar desse lado para dar um pouco de si no outro!
O corpo humano é fascinante!

Anónimo disse...

Bom...

Em teenager tive uma DT LC (gamaram-ma passados 3/4 anos), foi dos dias mais tristes da minha vida. Pó bucho, era mais álcool naquela altura...

Em solteiro e agora praticamento junto, tenho um Discovery(cheguei andei a ver defender, mas era tramado para as viagens...)Pó buxo, álcool lá está e a nossa sweet mary Jane!

Casa em LX, nunca tive, nunca desbundei, se tivésse, era tipo 2ª casa para os fds (chiado, Bairro Alto, Baixa, Castelo, "até" o Restelo é bastante agradável), pois optaria sp pelo lado Norte da Serra de Sintra, mas virado a Sul...;)
Vespa, já quase há dois anos k procuro, só encontro xulos...

Gajas, nunca são demais, poucas, ainda assim não me posso queixar (com esta Cara...)

Smart, não há necessidade, mas dá jeito a mta gente...jantares, o mais possível, sinal de convivio, houvésse guita...
A dois...é ainda melhor...mas cada um é k sabe e cada um faz o k ker eng obriga ng...tá certo!

Paternidade, gostava de experimentar...5 x´s...com station ou caravan (10 ou 20 anos), nunca utilitário

Adorava ter um labrador ou um Jack russel terrier...

Moradia, era bmuito bom... é o ideal...jardim paramim e para os putos, sem vizinhos xatos para as jantaradas, virada a sul claro...

What´s the point?

Tóne!

Anónimo disse...

meu querido tONI... NÃO HÁ POINT ABSOLUTAMENTE NENHUMA. Ou por outro lado, há:
Há o facto de não haver qualquer problema em querer tudo o que descrevo. Há, de facto, se depois de conseguires isso (TUDO), sentires aquele incomodativo vazio que te leva, mais tarde ou mais cedo, a perguntar: "Pra Quê"?
Tens que começar a ler as entrelinhas, man...
Mas vá lá, não dizeres que isto foi criticar indiscriminadamente já é um avanço. O que, confessemos aqui À HOMEM, acaba por radicar numa crítica ao crítico e partir do princípio que este estaria a criticar!
Eu também desejo tudo isso com ligeiras diferenças de pormenor.
O fulcro da coisa é que, em cada dez anos, há um grupo de pessoas que querem todas o mesmo e formam (inconscientemente ou não), uma pirâmide de social onde o topo é constituído por aqueles que o conseguem e o fundo da mesma pelos que, inversamente e devido a um qualquer azar, não!
E isso, amigo, é a razão pela qual o outro dizia que "o Homem é o lobo do Homem"!
Eu quero muita coisa para o meu conforto... mas tenho plena consciência que, para o ter, e da forma como o mundo está hoje organizado, condeno outros à penúria. E ter consciência disso será, no mínimo, um princípio. Vamos lá ver se chego ao fim. Ache quem achar que eu critico indiscriminadamente ou porque é moda ou porque é um comportamento de grupo!
Capice?

Zorze Zorzinelis disse...

Basicamente, meu caro Diaz, o que e te queria dizer ontem era o seguinte: por que te preocupas tanto com o facto das pessoas quererem viver da imagem que projectam nas outras? Qual a importância que isso tem, afinal? Queres acordá-las do seu sono? Queres ser o novo salvador dos vegetais? Men, o teu texto só poderá ter graça se tu não acreditares no que escreveste; caso contrário, não deves conhecer bem a realidade do país e da falta dinheiro que há, privando muitas famílias de uma vida, dita, normal. E não fiques picadinho, senão ainda é pior para ti - ainda me torno mais casmurro e chato. Beijos e abraços!

Zorze Zorzinelis disse...

Ah, Diaz: aprende a escrever o nome das pessoas; não te refiras a elas com subterfúgios ou indirectas!

Anónimo disse...

tás cu chico, tripeiro? Paga mazé dois ou três finos, qu'isso passa-te já!

Zorze Zorzinelis disse...

Levas é com três copos na tromba; a propósito de copos na tromba, o moranguito sempre vai fazer uma plástica!

xostrinha disse...

Que lindos os dois! Se tivessem mamocas queria vê-los a lutar na lama!

Zorze Zorzinelis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Sim... mas eu ganhava, cumé óbvio... não sem antes mandar uma puxadela ao fio dental do Zorze para revelar o seu peludo monte de Vénus!!!

Zorze Zorzinelis disse...

RBD, vulgo LOL - És parvo pra caralho, vai fazer um tratamento ao cérebro, caralho! Antes disse já eu te tinha puxado a panga e revelado ao mundo que tens uma vagina!

paulo disse...

uma pessoa ausenta-se por um dia deste blog e é um regabofe destes...

Anónimo disse...

Qualquer vagina deste mundo, mesmo as excisadas, têm um clítoris que, comparado em dimensão com teu penny, estão como um mamute para uma amiba...

Anónimo disse...

Acho k melhor ou pior, todos sabemos k a riqueza de uns é a desgraça de outros...
Basicamente, TODOS, sem excepção, somos uma merda, até que algum de nós tenha realmente uma iniciativa/atitude em que contribui para inverter essa realidade em k estamos inseridos.
Para mim, lembrar-me disso ou falar disso, não em faz sentir melhor...pior do k isso e ainda assim perseguir o tal conforto que desejas...seja lá isso o k for.

tóne