terça-feira, maio 15, 2007

Ser Pobre de Língua e Reflecti-lo no Espírito

Não é preconceito. Mas se se pudesse traçar a génese, a base do que é ser inglês (não se leia, nunca, britânico... Gales, Escócia e Irlanda do Norte não são para aqui chamados), a coisa não seria bonita. Os "bifes" são, ao contrário do que se convencionou pensar dos "boches", os mais cheios de si desde que os Romanos chamavam Bárbaros a todos os não-romanos, talvez em pé de igualdade com os rednecks do sul dos EUA. São também a coisinha mais puritana que se possa conceber. E se não conseguiram ainda perceber que a riqueza cultural se espelha, por exemplo, na gastronomia, o que dizer da língua? Acham que o inglês é a língua mais global porquê? Porque é bonita? Porque os norte-americanos espalharam actores que falavam inglês pelo mundo inteiro? Desculpem desiludir-vos: o inglês é a língua global porque é a mais fácil! E é mais fácil porque é a mais pobre. Paupérrima, até! E há vários sintomas que disso dão conta. Quantos ingleses conhecem que, embora vivendo há várias décadas em Portugal, ainda usam femininos no masculino e vice-versa? Concebem o pesadelo que é para alguém que fala uma língua das mais primárias do planeta aplicar as suas noções de gramática (desarmantemente básicas) no Português, uma das mais complicadas (refinada, meus caros, o conceito é refinamento)?
Tudo isto para chegarmos à minha Pátria. Era do outro mas eu tomei como minha. E que bem melhor era o Mundo se todos o fizessem. A Língua Portuguesa, sob as suas diversas pronúncias. Musicalidades, portanto. Nunca escondi que me apaixona, a ponto de sofrer arrepios na espinha e frios na barriga, ler culturas tão distintas na minha língua (e deles, muito deles, graças à obra do Espírito Santo pela mão de Esclarecidos). Ler África e Brasil só é possível com o coração. Por isso não me dói absolutamente nada ter passado ao lado das correntes que inflamaram os meios literários e os wannabe's com os Douglas Coupland e, mais recentemente, os nipónicos que por aí grassam. Não lhes tiro o mérito. Eles é que me tirariam tempo para me dedicar ao Ubaldo Ribeiro e ao Agualusa! E é do Agualusa que quero falar. Esse mongolé que me apresentou Angola, mais do que todas as estórias que ouvia em pequeno. "O Vendedor de Passados" não é o melhor livro do homem. Mas é excelente. Porque, entre tantas outras coisas, não passaria pela cabeça de ninguém relatar a vida de alguém pelos olhos de uma osga. Osga tem tradução para inglês. É gecko. E é por isso que não percebo, não me cabe na cabeça sequer, que a edição inglesa tenha por título The Book of Chameleons.


Uma osga


Um camaleão

22 comentários:

Anónimo disse...

Qual é a novidade? Tens também a situação inversa. Já reparaste nas traduções dos títulos de filmes?

Anónimo disse...

É pá mas esta merda é um blog, ou um resumo dos lusiadas, dá para escrever menos, um gajo tem mais merdas para fazer do que ler esta merda td. E mm que queira imprimir n ão tenho papel que chegue.... Dá para ser só por gestos...

Anónimo disse...

Por acaso estou, neste preciso momento, a fazer-te um gesto!

Anónimo disse...

Sim, espalhinha... mas tens ainda a inversão do inverso. Já viste o que seria se as letras das músicas fossem traduzidas? Sem querer sequer lembrar as pessoas da minha geração que teriam corrido o risco de ouvir um grande sucesso que era a banda sonora do Top Gun com o refrão: "Leva o meu hálito para longe", passaria imediatamente para um vinil que ainda hoje tenho em meu poder, de uma banda que tu veneras, e que a Valenim de Carvalho teve a valorosa iniciativa de traduzir (capa e libreto). Gratos ficaram quem percebeu logo que não havia razão para tanto sucesso. Chama-se A Árvore de Joshua (buuuurrrros! É Josué) e começa logo com Onde as Ruas Não Têm Nome, passando por As Mães dos Desaparecidos ou pelo inigualável Contigo ou Sem Ti, esse fabuloso tema... "Não posso viveeeeeeeeer contigo ou sem ti"(?). Ó Bono: suga-me os guizos, pá!

Anónimo disse...

ó mariachi n podes ser tu a sugar-me os guizos em vez do Bono, sempre tás mais perto

Anónimo disse...

pensas tu...
...e para guizos de gatinho, mais vale seres tu a lamberes-me aqui os chocalhos (badalos).

Anónimo disse...

Gekkonidae é uma família de répteis escamados da família dos lagartos, que inclui os animais vulgarmente designados por osgas ou lagartixas.

O grupo, originário da África, encontra-se espalhado em todas as zonas temperadas e quentes do mundo. São muito importantes para o meio ambiente porque, como insetívoros, funcionam como "controladores" de pragas domésticas.

As osgas podem subir paredes – inclusive de vidro – e até andar na superfície de tetos graças às forças de van der Waals estabelecidas pelas cerdas existentes nas suas patas.

Algumas espécies apresentam capacidade de camuflagem similar à do camaleão. Em outras espécies, as osgas comunicam-se entre si através de ruídos – o que não é muito comum entre lagartos.

A lagartixa é um réptil porque possui respiração extritamente pulmonar, sua circulação é fechada, dupla e completa possui pele seca e recoberta por escamas. É pecilotérmico e o sistema digestivo é completo.

Toni Lagarto Campeão
;)

Anónimo disse...

Pior seria se fizessemos como os espanhóis que dizem U2 (U dos ou Tu también) e emílio (email)!!!

Anónimo disse...

Bolas, Toni, pareces uma enciclopédia!

Anónimo disse...

Toni Lagarto Campeão admiro o tempo que perdeste a ler
os 100 000 caracteres, e ainda dás uma resposta fundamentada... sim senhor. Pelo menos não és como uns e outros que vem para aqui atacar só o Mariachi. Um pouco de cultura. E tu mariachi põe os olhos nisto! O teu txt resumidinho.

Anónimo disse...

Ó Xô Ant.º, passando aqui por cima dos incultos que, já percebi, não lêem post para poder gadanhar na mesma medida em que não lêem comments para apoiar, vê lá mazé se para a próxima, ao fazeres copy paste duma brasileirada qualquer, te preocupas em meter os "c" antes dos "t" e, já agora, em português de portugal, é escamoso! Escamado é depois de lhe serem tiradas as escamas, à excepção das sardinhas, claro, qe são boas é com elas, e dos safios que não têm

Anónimo disse...

Esta lagartagem para se acopular, defenderem-se uns aos outros agarradinhos, muito juntinhos, fénix. Fecha o comboio!

Anónimo disse...

Parecem o outro... pra sofrer faltas, é levezinho, quase que se sopra e aí vai ele, qual penugem! Pra fazer faltas na grande área à penúltima jornada, o que os faria ou ficar no mesmo lugar que o benfica ou em terceiro, sem que o árbitro assinale (aaaahhhh Sr Lucílio Batista, estou deveras espantado! Um homem recto e justo como broxelência), já pesa uma tonjelada, se for preciso!!!

Enfim, clubes há que ao menos são levados ao colo para serem campeões! Isto de ser levado ao colo para ficar em segundo é mesmo à medida de clubes de segunda. Pequenos, pequeninos...

Anónimo disse...

Tu é que gostas pouco de colinho!! Gostas!! Gostas!!... mas é quando tou com as calças pra baixo e tu te sentas

xostrinha disse...

Ó gostas pouco gostas! Pareces um marreta carago! Deixa lá o Mariachi explanar o seu texto que o novo teclado do seu Mac lhe permite escrever sem qualquer problema técnico.

Zorze Zorzinelis disse...

O Mac do Dias é para paneleiros com a mania!

Anónimo disse...

Sim. Sr. Dias. Foi um belo copy paste k fiz da Wikipedia!!!

Já diferencias bem o léxico brasileiro, ou andas a jantar mutio fora no shopping ou deve ser da convivência com a vizinhança da margem sul...

Não eras o Anti-capitalista e Anti fashion, Anti cool e vais comprar um computador que vive unicamente da imagem e dos preços exurbitantes praticados...(com o k pagas a mais , trocavas de portátil todos os anos)...Uma coisa é certa e tamos de acordo- As gajas gostam mais. Assim deixam-te "entrar" no Adamastor(podias ficar no cristo-rei)...sem correres o risco se ser catalogado como nerd...ah poupa-me as justificações técnicas que isso são balelas.

Quando é que começas a por wax na cabeça, tal como nos tempos que ías mugir o leite q tomavas no P.A.? (i.e., qdo vens dar banho ao tabuão na terra mais bonita de Portugal???)

Tóne rebel

Jornalário disse...

Qualquer dia faço-te uma visita a ti e à tua tábua à Morangos com Açúcar!

E mugir o letinho sei sim senhor! Felizmente ainda vai havendo quem o faça por mim! Deve ser do Mac!

Zorze Zorzinelis disse...

Gostava, ó Dias, que um dia fosses menos tendecioso e falasses das boas merdas que existem em Portugal e da boa merda que os portugueses são às vezes. Isto do romantismo só serve para nos convencermos de que as coisas não vão tão mal quanto isso. Só o Agostinho por si não serve para perdoar a idiotice que vemos estampada todos os dias em Portugal e, embora goste muito do meu país, a verdade é que, em análise geral, somos provincianos e anedóticos!

Anónimo disse...

Mais um copy paste, a mesma vitima.

Para k conste tenho um IPod comprado em 2004

Apple foi a que mais surpreendeu em 2006

João Neves
18 de Maio de 2007

Os especialistas em branding, questionados no último Brands Marketers Report publicado pela Interbrand, apontam a Apple como a marca que mais surpreendeu em 2006. A Apple ou o iPod foram a marca referenciada pela maioria, correspondente a 24% dos inquiridos.

No mesmo relatório citado pela Marketing News, o Google surge abaixo da Apple, com 7,8% dos especialistas a reconhecer o seu trabalho de branding, e o YouTube em terceiro lugar, com 3,4% do total. Da mesma forma, a Toyota e a Nokia aparecem entre as empresas mais apontadas no estudo da Interbrands, graças à inovação, ao meio ambiente e à sua consistência de marketing e personalização, em sectores que “não estão a passar pelo seu melhor momento

Tóne ex marketeer, Actual Urtigão

Anónimo disse...

Sim Mariachi, aproveita o teu Mac apaneleirado, e escreve cenas interessantes e pequenas... estilo com fts de gajas

Anónimo disse...

Outra coisa... dá para escrever outra merda para eu enxovalhar... esta já deu pano para mangas