terça-feira, maio 22, 2007

Estereótipos

Desloco-me, diariamente, para o trabalho, a pé da estação de Sete Rios à rua Vera Lagoa (acho que era a senhora que apresentava o Agora Escolha). Isto faz com que contorne o Jardim Zoológico pela direita e vire na 1ª à direita, a Calçada da Palma de Baixo, suba-a e corte novamente à direita, antes de chegar à Universidade Católica ou mesmo à Palma, esse notável bairro Lisboeta, que encerra casinhas térreas e até um campo de futebol com o seu estendal por trás da baliza do visitante, entre aquela mui valorosa instituição universitária e a Loja do Cidadão, junto ao Eixo Norte-Sul. Poucos o imaginariam.
Mas há outros estabelecimentos de ensino Por Esse Trajecto Acima (um abraço, Fausto): A Escola Príncipe Carlos (uniforme) e um ENORME colégio católico pertença da Opus Dei, cujo extenso relvado é tratado 3x por semana (o dinheiro é sujo, há que lavá-lo) e de onde já vi sair Sua Excelência a Dama de Ferro Forjado Leonor Beleza, só para citar um espécimen. Ainda antes deste, um prédio que, ainda que o seja, é um condomínio fechado. Cancela com porteiro, courts de ténis, assoalhadas a-dar-com-um-pau, um portão de garagem de onde saem, diariamente, um Aston Martin e dois Alfa Romeu de colecção, ambos do mesmo proprietário, um de manhã, outro depois do almoço, porque "são máquinas que querem é rolar".
Esta caminhada matinal é, pois, uma viagem etnológica bastante interessante. Os papás que deixam os seus filhinhos à porta da escolinha, as pessoas que saem para o trabalho, a clientela dos cafés, as criadas que passeiam os gran danois três vezes ao dia, oferecendo aos transeuntes bostas de dimensões e em quantidades tais que, utilizadas como combustível, escusariam a transformação da paisagem da zona do Alqueva e rebatizaram a Calçada da Palma de Baixo, que passou assim a ser conhecida pelos locais como El Calçadón del Cagalhón.
Isto fez-me concluir algo. E perdoem-me os que não são favoráveis às generalizações e estereótipos, porque eu já me perdoei a mim próprio e isso é que interessa:

OS RICOS SÃO RIDÍCULOS!!!

12 comentários:

paulo disse...

by the way, a apresentadora do agora escolha era a vera roquette...

xostrinha disse...

E quando se pisa um desses montes dá a sensação que o mundo foge debaixo dos nossos pés.

Anónimo disse...

aaaahhhhh... Roquette! Merda!

Anónimo disse...

Estava a achar estranho a gaja ainda não ter morrido e já fazer parte da toponímia.
Eu só prestava atenção ao Bocas enquanto decorria a votação entre O Barco do Amor e a Ilha da Fantasia, com o Toy quando era pequenino!

Anónimo disse...

Antes Ridiculo e Rico, do que Ridiculo e Pobre.

Tóne.

Anónimo disse...

Isso é conversa de rico!

lidia disse...

Ridículo é tu não saberes quem é a Vera Lagoa...

Anónimo disse...

ridiculo, ridiculo, é não por os c*lh*es a bater no pito!
(não sabia o que havia de dizer, e para não dizer nada, disse isto)

Anónimo disse...

Mas é só conversa...eu não tenho um Mac...

Tóne...

Anónimo disse...

Nem tens um Fiat Uno! Nem uma Vespa, embora saiba que tens pena... e eu também!
Sabes muito bem que isto não é uma opção que tenha a ver com dinheiro. Se quiseres comprar um pc que faça o mesmo que este, tens de ir para um Sony Vaio ou um Toshiba XPTO ou um IBM não sei das quantas e, sabe-lo bem, vais pagar MUITO mais que eu paguei por este.
A diferença é que eu não dou nem €0,50 por uma merda que ao fim de um ano tens que estar a desfragmentar...
Servirá isso a mesma lógica que um gajo ter nascido com o material novo e, depois de três anos de ter perdido a virgindade trocá-lo porque está gasto: "Olhe, desculpe, isto está na garantia, portanto aproveito para pedir um updatezinho de alguns centímetros e uma circuncisão, que há praí software que prefere outros terminais".

Anónimo disse...

Pela tua ordem de ideias, não devias ter nem um Uno nem uma Vespa... Afinal o primeiro é o rei da falta de fiabilidade, já a segunda (e não podendo dizer muito mal, porque tenho uma e em breve vou ter duas...) não é propriamente material de 1º categoria. É a "maior", não querendo dizer que é a melhor...

Anónimo disse...

Uns com duas e outros sem nenhuma...

Tóne