quarta-feira, outubro 11, 2006

Há muitos anos...

...tinha eu os meus tenritos 13, olhava atentamente, de queixo na proa, a azáfama que antecedia a partida do Alvelos, o gigantesco petroleiro onde o meu pai exercia funções de despenseiro (mhmhmh gelados da caixa e suminhos da Compal naquelas latinhas), e onde eu costumava passar um dos três meses das férias grandes. Junto à amurada, dezenas de homens soltavam amarras, içava-se a âncora com estertor não menor que o da buzina de nevoeiro, sentia já a vibração na planta dos pés que havia de acompanhar-me as muitas milhas marítimas até à URSS. Lá em baixo, as duas lanchas que rebocavam aquele gigante para fora da Barra, que é como quem diz um pouco antes do Bugio. Já o Porto Brandão cada vez mais pequeno, que uma névoa sobre o Tejo perecia fazer flutuar, aparentemente suspensos no ar também a Ponte, a Torre de Belém, os silos da Trafaria.
Hoje de manhã, o mesmo! Avistada da ponte, Lisboa estava novamente suspensa sobre uma faixa cinza, fantasma descontente de uma cidade que sabe não condizer com o Inverno, inexorável. Na rádio, o "Up With People", dos Lambshop, o que melhorava a coisa.
Mas desta vez eu não ia a lado nenhum!

11 comentários:

Anónimo disse...

Não ias a lado nenhum?!

Anónimo disse...

acho que fui, voltei e n fui a lado nenhum..

Zorze Zorzinelis disse...

"Avistada da ponte, Lisboa estava novamente suspensa sobre uma faixa cinza, fantasma descontente de uma cidade que sabe não condizer com o Inverno, inexorável."

Soa bem, sim senhor...

Quanto ao resto do post, deixa-me dizer que agora percebo a tua paixão pelas camisolas apaneleiradas do Jean-Paul Gaultier (é asssim q se escreve?)

asdrubal tudo bem disse...

Hoje deu-te para o sentimento e para a poesia.

Zorze Zorzinelis disse...

Hoje nem precisa de lubrificante...

El Mariachi disse...

ele há Diaz assim! (piadinha óbvia da tasca). Melhor que isto só mesmo "Olhe, queria um café!", "Queria, ou quer"?

Anónimo disse...

Quão melancólico, (Contra-) Mestre Mariachi. Não me digas que todo este enlevo poético foi por causa do triste fado da selecção, a dançar a polska no berço do João Paulo II?

El Mariachi disse...

Gostava mesmo daquilo, men...
Foram grandes viagens!
É claro que aquela parte da Lisboa a flutuar é conversa prás miúdas!

Anónimo disse...

Isso, conversa, ensina essas merdocas ao pequeno querubim-arcanjo!! Lufa, lufa *

Anónimo disse...

Ó Mariachi, os cogumelos estavam mesmo bom. Ainda vejo nevoeiro em todo o lado.

Que inspiradinho que acordaste hoje. Precisas é de um abrasivo, uma piada de fácil uso e de assimilação nada complicada.

El Mariachi disse...

O formicidae também tá traumatizadinho...

Abrasivo é uma palavrinha muito complicada, eu opto pela expressão mais literária que seria uso do Tiago + Atrevido e do Huguenote: "Forza no CU"!!!!