terça-feira, novembro 04, 2008

1º Juízo Criminal de Almada, 3 de Novembro de 2008 ou uma Interpretação + Simples da Justiça Tuga

Sentado, nos fundos da sala, a desenhar no caderno, nem sabia que era suposto levantarmo-nos quando o juiz entra.
Pensei que, estando a malta à espera do menino há 45 minutos, deveria ser ele a apresentar um pedido de desculpas. Não. Nesta coisa de tribunais, a Educação dada pelos papás fica em casa. Regem-se antes pelo Direito Romano. E toda a gente sabe que, em Roma, não havia roupa interior, comia-se e vomitava-se para recipientes próprios e, acima de tudo, praticava-se a pedofilia nos mais altos estratos sociais, recorrendo a efebos, crianças raptadas de províncias conquistadas. Terei sido claro, para começar?
Toca um telemóvel. O meu. Boa, dIAZ! O gajo vai embicar contigo! Chama-me...
Mas, afinal, é porque sou a única testemunha de acusação.
Sento-me e traço a perna. Sou imediatamente aconselhado, pela indivídua que liga os micros, a não fazê-lo. Ah, afinal, sempre há etiqueta por aqui. Só me apetece perguntar ao juiz se ele está atrasado porque foi ao dentista pela ADSE que os meus 155,21€ mensais (sem direito a uma mísera baixa médica) pagam. Sou imediatamente aconselhado, por mim mesmo, a não fazê-lo.
Os arguidos, dois putos que me roubaram o carro em 2005, estão atrás de mim.
Juiz, um puto novo mas careca - O Sr. Nuno Rosa sabe porque está aqui?
dIAZ - Sr. Nuno DIAS. Já fiz dois pedidos para mudarem o meu apelido no processo mas parece que continuam a optar por uma interpretação livre da minha assinatura!
Juiz, um puto novo mas careca - Bem, podia ser pior. Então vou passar a palavra aqui ao procurador.
Procurador, o estereotipo do nerd, mas mais ainda - O Sr. Rosa podia então dizer-nos o que se passou?
dIAZ - (Claro que sim, minha tulipa) Fui acordado por um agente da GNR, cerca das 4am, informando-me que a minha viatura tinha sido encontrada. Nem sabia que tinha sido furtada. Pediu-me para acompanhá-lo à esquadra e estavam lá estes dois senhores algemados.
Procurador, o estereotipo do nerd, mas mais ainda - Mas sabe, ao menos, se foram eles que furtaram a sua viatura?
dIAZ - (Ena, esta merda parece um concurso de televisão e este meu, por acaso, até dá ares de Teresa Guilherme) Depreendo que, tendo sido detidos...
Procurador, o estereotipo do nerd, mas mais ainda - E sabe precisar em que dia foi isso?
dIAZ - (Mas este man tá tolo? Uma cena que se passou em 2005? Olha, filho, acho que era de noite que, curiosamente, nesse dia, ocorreu, não sei se por aí vais lá) Não, não sei!
Procurador, o estereotipo do nerd, mas mais ainda - Não tenho mais nada a perguntar.
dIAZ - (Óóóó... isto estava tão bom).
Juiz, um puto novo mas careca - Bem, Sr Rosa, tendo em conta que, dos 36 queixosos, só o Sr. mantém a queixa, está disposto a retirá-la?
dIAZ - (Ui, kaganda espectáculo, "as cadeias estão cheias e isto de trabalhar, embora mediante uma remuneração astronómica, é chato, por isso vamos lá ver se acabamos com esta merda", pecebi eu que queria ele dizer) Eu nem sequer apresentei queixa, na altura. A GNR é que achou por bem juntar o meu auto ao processo. Agredi um dos rapazes na esquadra e não fiquei feliz comigo por isso. Para além disso, já fui puto. E sei como é.
Juiz, um puto novo mas careca - E roubava carros?
dIAZ - (OOOOLLLLÁÁÁÁ, tu queres ver?) Por acaso não, mas se é relevante, tenho uma elevada dívida fiscal, o que me torna, também, um criminoso. Temo, porém, que as Finanças não vão ser tão tolerantes como eu estou a ser (já que ordenados como o teu, meu pulha, precisam ser garantidos).
Juiz, um puto novo mas careca - Ah Ah Ah Ah, sim senhor. Então os arguidos levantem-se e peçam desculpa ao Sr. Rosa que, se quiser, pode ir-se embora.

Pouco depois, já lá fora, os putos interpelam-me outra vez.
1 Puto - 'Brigadão, man!
dIAZ - Nada. Desculpa lá o pontapé na boca da outra vez.
Outro puto - 'Se bem.
dIAZ - Só uma coisa. Vê lá se roubam como deve de ser, man! Fiat Uno's, pá? 'Da-se! Roubem BMW e Volvos, que a esses faz menos transtorno. E se faz, é porque os gajos são estúpidos e deviam ter comprado um Yaris em vez de andarem endividados. Roubem estes fdp dos juízes e advogados, por exemplo! Eu não tenho lata. Se vocês têm, façam-no como deve de ser! Façam a revolução!
1 Puto - Não, não, agora 'tamos atinadinhos, orientámo-nos!
dIAZ - Panilas do c...!

11 comentários:

Espalha Brasas disse...

Ah ah ah ah aha ahahahahahahaha!!!! Sr. Mariachi Rosa??? Ui

Master Of The Wind disse...

Muito bem Sr. Rosa. Assim sempre garantiste que quando tiveres um BMW terás sempre dois compichas que irão dizer: "Aquele não pq é de um gajo muita bacano.", e assim como assim, tb já tinhas dado um pontapé na boca de um :)
Mas esta justiça é muito boa, ainda foram julgados antes de terminar o Caso Casa Pia.

Master Of The Wind disse...

Mas Sr. Rosa, eu acho que não devias desvalorizar o gosto dos putos, pq o mercado dos clássicos está em franca expansão.

Anónimo disse...

Mas terás que convir que o edíficio está todo catita!! E logo ao lado o Centro Empresarial de Almada, pomposo! E logo, mesmo mesmo ao lado, o Hotel do Centro Empresarial de Almada.
Sr. Rosa a margem sul está a evoluir!!!! NOT!
Freaky

Anónimo disse...

E ainda a propósito da "Petição anti-Petição on-line BAIRRO ALTO",

O Freddy era Indiano! LOL
Freaky

El Mariachi disse...

Eu tenho para mim que o homem era de Zanzibar e que se chamava, antes de ter descoberto o inglês e o gosto por salsicharia exótica, Farrokh Bulsara... Mas quem sou eu para estar a aventar merdas destas!

Zorze disse...

lololol

Momento orgástico deste texto:

"(...)cerca das 4am (...)"

1entre1000's disse...

possas Sr. das letras eu estou aqui eu representação dos fracos e oprimidos (ajeitar as folhas... bater com os papeis na mesa... endireitar os óculos)... Um pontapé na boca, portanto... temos que regressar à sala de audiências onde o representante floral vai prestar declarações ao Sr. dotoreeeee juiz (quando este regressar do seu tratamento de rosto) o pq de tão vil manifestação de violência!

Anónimo disse...

Este é o estado da justiça em Portugal!!

Tssssssss! Tssssssssss!

Tóne

zez disse...

a partir de hoje tenho um amigo de apelido "Rosa"... já não era sem tempo...

Master Of The Wind disse...

Faz falta Zez... Tb n tenho nenhum. Mas estou feliz por ter ganho este.