terça-feira, março 06, 2007

Estou todo Mamadou Sissé Ambalal Foti Fadi Foti Só (piadola pá Popitz e Barradititz)


Estou todo mamadinho. E preocupado comigo. Mas, como isto não é novidade para ninguém, sou obrigado a explicar...
Tive o discernimento de vomitar abundantemente, com suores frios e arrepios na espinha quando vi o Braveheart, não obstante a tenra idade e o amor visceral pela Isabelle Adjani.
Nunca houve pachorra para Robin Hoods e Reis Artures e independentistas escoceses, tanto mais que foi uma trabalheira para nada e ainda hoje a Escócia faz parte da Union Jack! Mais ou menos como D. Afonso Henriques, os outros Afonsos e os Sanchos (exclui-se aqui o Bom do Dinis porque estava mais preocupado em satisfazer sexualmente um naco de Aragão), terem morto tanta gente na Idade Média para, na Era de Aquário, quando supostamente nos haveríamos de cumprir, termos à frente dos nossos destinos um senhor com maneiras de Idade Média (os trabalhadores das vidreiras da Marinha Grande e um paraplégico do Pragal podem prová-lo. Sentiram bem não uma espada mas cacetétes e balas, que são uma versão mais moderna e, parecendo que não, aleijam).
Já fui um bocado lamechas a ver A Paixão de Cristo. Daí ter achado que era importante mostrar tamanha violência inflingida no Homem para que se tivesse a noção de como nasceu A Lenda. Não interessa aqui se depois a Judiaria anexou o Velho ao Novo Testamento, nem tão pouco invalida o facto de todo aquele sofrimento (o mesmo ou pior) ter sido infligido a tanta gente da Península Ibérica a Constantinopla! A coisa foi muito bem filmada e não há como não o achar.
Vi agora o Apocalypto. E acho que nunca tinha gostado tanto de um filme para não pensar. Quanto a mim, é um épico. E achei que tudo levava a uma interpretação do género: "A culpa não foi dos Espanhóis mas sim deles próprios", até que a malta de Castela aparece e a coisa ganha contornos de "Já não bastava esta merda toda, ainda tenho que levar com estes palhaços". Há John Rambo q.b., há pitadinhas de Predador, há uma excelente recriação do que seriam os sacrifícios humanos nas civilizações pré-colombianas, há pequenos pormenores que escapam, há outros demasiado estudados, há muito, bom e mau!

Mas o que é que eu posso fazer?

8 comentários:

lidia disse...

O Jackie Chan já me deixa aceder a isto...

Anónimo disse...

Pára tudo!!! Estás a dizer bem de um filme?? Estás mesmo todo mamadou sissé!!!

Anónimo disse...

é verdade miga. Um filme comercialeco cumó caneco... mas torci-me e assustei-me e arrepiei-me e choquei-me e saltei da cadeira!

É a cena da floresta, não sei... já com o predador foi a mesma coisa!

Zorze Zorzinelis disse...

O Apocalypto foi o único filme que vi no cinema que me levou a pontapear uma cadeira ao intervalo. O que vale é que as pessoas entenderam...

Anónimo disse...

O instinto paternal está a a deixar o Mariachi mole...
;)

Toni Rebel

Anónimo disse...

Ou é isso, ou não posso ver mais filmes sob o efeito de produtos que não provenham da horta do xô toní!

Anónimo disse...

That´s my boy!!! Mariachi mamadex!!

;)

Toni Rebel

Zorze Zorzinelis disse...

Já postavas, ó Mariachito...