terça-feira, março 13, 2007

Momentos Memoráveis - Tomo I


O torpor do sono ajuda à festa, bem sei... mas hoje tive uma cena bem nova-iorquina. É engraçado como a sucessão de imagens que, sem sabermos, guardamos na memória, acabam por aculturar-nos de forma irreversível. O cinema, as séries de televisão (seriados, para que a nova geração me entenda), os telediscos (vídeos, para que a nova geração me entenda), moldam (ou toldam?)-nos à ideia de um mundo feito de pequenos pormenores se formos atentos e de grandes-planos se andarmos mais alienados.
Tudo isto para dizer que, hoje, no comboio, a lâmpada por cima da janela estava a piscar, como um strobe. O efeito era óbvio... ora podia ver o meu próprio reflexo ora o grande Tejo a redobrar a luz sobre Lisboa, um Estreito do Bósforo reflectindo a Constantinopla que, ao não o ser, foi Olissipo. A metáfora(?) foi parar a Instambul e não a Manhattan ou ao rio Hudson porque não era a paisagem que estava aqui em causa. Era, pura e simplesmente, a lâmpada a piscar numa carruagem.
Acima de tudo isto está o facto de, durante toda esta "viagem" ao mais profundo do subconsciente do Mariachi, a banda sonora ser o Fake Plastic Trees. Contribuiu? Talvez! Foi fundamental? Sem dúvida. E apeteceu-me conceder a todos vós um privilégio ímpar. Porque fazer música boa é uma coisa... Uni-la a uma sequência de imagens irrepreensíveis é para dois ou três neste mundo inteiro!

E é por isso que vos peço: abram mais que apenas os olhos e os ouvidos para só depois clicar aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e, principalmente, aqui!

Sem comentários: