quinta-feira, novembro 23, 2006

Depois escreve-me, ó Dois Mil e Seis...

Não tivesse nado Grande Gabriel, The Smiling Mariachito, que carregará para sempre o peso da responsabilidade que é aparecer por aqui na conjuntura Centenário do nascimento do Ti Agostinho/Pentecostes/Dia de Portugal, da Sua Grande Alma e do Seu Arcanjo (Miguel), e 2006 teria sofrido um delete daqueles! Poderia ser apenas o Dark Year da Minha História. Só da Minha. Os mais desatentos, pelo menos, nunca o incluiriam como Dark Year da Sua História. Preferem as estórias. Os mais conscientes, contudo, lembrar-se-ão que o ano quasi transacto marcou o extermínio (fim ou extinção seriam palavras usadas, lá está, pelos mais desatentos) d'O Independente, Blitz, A Próxima Viagem e Ego e dita o fim mais que previsto (diz-se que se diz) do Tal&Qual, bem como crises profundas no Público e em toda a Edimpresa. É óbvio que eu o sinto na pele mais que outros. Mas esses outros deveriam saber que quando é esta a conjuntura, há muita coisa que está ameaçada. E tem a ver com Liberdade, esse valor maior que toda a gente brada ao vento mas que poucos ajudam ao eco! E isto dá-me um imenso orgulho em ter sentido na pele o balsâmico emplastro no cocuruto que foi a década de 90! Porque foi um Big Bang de cultura ao qual só daqui a uns anitos se dará o devido valor. De entre muitas coisas, escolho esta por razões óbvias e aproveito para divulgar, sem ganhar nada pela publicidade, que já está à venda o Fantástico Presente de Natal para Esfregar no Trombil de Editores do Século XXI. E é com saudades que me despeço, por ora, com o abaixo. Porque a Liberdade, meus amigos, é uma coisa linda. Mas é também, talvez, demasiado abstracta!

"Whisky com gelo, tesão no grelo
Whisky de malte, que não te falte
Whisky irlandês, povo português

Amêijoa branca, boa tranca
Amêijoa vermelha, trinca-lhe a orelha
Amêijoa preta, bate uma punheta."

Carlos Quevedo, in

7 comentários:

Anónimo disse...

Ânimo, my friend! Temos sempre as piadas de Tony Rebel.

Anónimo disse...

Obrigado Nenuco!
Pela Consideração!

Anónimo disse...

oopps!


Toni Rebel

Anónimo disse...

Obrigada pela PUB a um dos mais recentes livros da Oficina do Livro! Já o tens, por sinal?
Beijos da Tenreiro (Leonor).

El Mariachi disse...

Não, tenrititas... mas com muita pena! Nem o Rio da Glória, do autor fetiche...

El Mariachi disse...

e, já agora, para quando uma reedição de um dos melhores livros de sempre da OL, "O Meu Pipi"?

Anónimo disse...

Amigo Mariachi! Eu gosto de (fazer) surpresas mas desde já te digo que, pelo Natal, receberás o livro da K :)
Essa de "O Meu Pipi", hei-de partilhar com a malta das decisões;)
Beijos grandes!