segunda-feira, novembro 06, 2006

The Cook

À primeira gostei muito de ver o xô Jamie Oliver na televisão. Foi numa tarde de intensa ressaca, clássica posição fetal, sofá, comando na mão, zapping furioso e ei-lo: atarefava-se o crianço em torno de woks e outros artefactos exóticos, com o mui nobre intuito de oferecer a antigos colegas de turma uns acepipes tailandeses. A tudo isto precedeu uma visita a um mercado que não se diria londrino. Ou talvez sim, por isso mesmo! Os produtos expostos extravazavam tanto as fronteiras físicas da ilha como também (e principalmente) as do meu imaginário. "O puto percebe disto", lembro-me de ter pensado. E como por certo vós sabeis, tudo o que não der vontade de vomitar (para além da torradinha e Solução Stagu) no "day after", tem um aspecto delicioso! O relativo fascínio pelo personagem foi ampliado pelo eco que deixara uma notícia recente: As multinacionais recentiam-se perante o anúncio público que aquele fizera: "as mães que dão fast food aos filhos (e qualquer pessoa com dois palmos de testa) são IDIOTAS"! Hmmmm...
Pois bem! Eis então que, um dia destes, sei pelo meu amigo Zezalíde que Jamie estava para receber um amigo brasileiro e queria presenteá-lo com "Caviar Paulista" que é, para quem não sabe "Bôlínhu djí Bácálháu" ou, para os mais zelosos, pastéis de bacalhau! Não conseguindo encontrar Gadus morhua (ou "O Fiel Amigo", para quem prefere uma bela bacalhauzada aos uivos idiotas de um malamute), nas imediações de sua singela habitação, o fedelho compra, com a maior das latas, ARENQUE (Clupea harengus), deixando escapar da boca um pecaminoso "...que é a mesma coisa"!

E empalá-lo?

10 comentários:

Anónimo disse...

O chef merece figurar no best of dos Cook Secrets.

asdrubal tudo bem disse...

é por não saber certas diferenças que elecasou com uma menina do elefante branco e a apresenta como uma menina das melhores familias do brasil.
na revista do sol deste sávado vem lá um artigo sobre um chinês clandestino muito parecido com o teu . ou és tu que escreves ou andam a plagiar-te

paulo disse...

ele até tem a sua pinta e bem tenta mudar os hábitos alimentares desta gente que dá todos os dias às crianças da escola fast-food (!), mas não é nenhum génio só porque descobriu que a comida sabe melhor se fôr temperada...

e esta é mais uma prova disso mesmo! pastéis de bacalhau com arenque. onde é que o mundo vai parar?

El Mariachi disse...

Vai parar a um mundo onde um país alimentado a Fish & Ships tem peso internacional conseguindo, inclusivamente, proibir de levar uma PUTA de uma garrafa de água para dentro de um avião!

Anónimo disse...

Se ele fez isso, então está apto para trabalhar num refeitório que eu cá conheço, mas que,felizmente, já não frequento.

Pergunto: saberias distinguir um pastelinho de bacalhau de um feito com arenque?

El Mariachi disse...

Pergunto: O que terá levado vossa excelência a perguntar-me se eu saberia a diferença entre duas coisas tão diferentes quanto um rinoceronte do Nepal e uma iguana das Galápagos?

Pergunto: Se um pastel é um bolinho, porque não é bolinho uma patanisca? E porquê patanisca? E por que é que os brasileiros mudam os nomes a cenas que não são deles? Da mesma maneira que nós daqui a uns anos vamos chamar muffins aos queques?

Anónimo disse...

Era só para dizeres que os distinguirias até pelo cheiro, que nem precisavas de os provar.
Cê num sabe não? Bôlinho purqé em forma dji bolinha, né? - resposta dada por uma brasileira de gema.

El Mariachi disse...

O bastel de bacalhau tem a forma de uma bolinha???
Vou mazé pó Brasil montar um "Botéco"... vender caganitas de coelho como azeitonas, carrapatos como sementes de melancia, e bosta de elefante como folares da Páscoa!!!

El Mariachi disse...

Paulo, man... não és tu que estás na terra dos Fish&Ships? naquele sítio onde a comida mais saudável come-se no Donner Kebab?

El Mariachi disse...

Asdrúbal...

Já li o artigo de que falas! Naaaa... aquele onde eu fui não tem aquela malta toda a jantar e pessoas sorridentes. No outro dia (já lá fui mais três vezes e nunca esteve mais ninguém sem ser na nossa mesa), um amigo meu foi lá ter depois e tivemos de dizer-lhes (gestuar-lhes) que o conhecíamos para que lhe abrissem a porta! A senhora que serve (a esposa) anda com a criança (7 meses) às costas, sei lá, como devia fazer na apanha do arroz! Estás convidado!