terça-feira, julho 12, 2005

Esclarecer historicamente

Um cronista do Século XVI, de cujo nome não me recordo, escreveu numa compilação de textos tão humorísticos quanto o permitia a época, algo singular:
"Durante o seu habitual passeio matinal pela baixa, Vasco da Gama cruza-se com um mercador que, por essa altura, ainda dependia de Veneza, Flandres e Florença. Pergunta-lhe este: "Que trazem vossas mercês de tão longínquas paragens?", ao que responde o descobridor: "Especiarias, canela, cravinho, noz moscada", "E que deixam a essas gentes em troca?", "Boa faiança, sedas, veludos da Flandres", ao que responde, abismado, o mercador: "Perdoe-me vossa mercê a ligeireza, mas nesse caso eles é que nos descobriram a nós!"

11 comentários:

Anónimo disse...

Vasco da Gama dava passeios matinais pela baixa? Ganda maluco. Quanto ao resto percebo perfeitamente o queres dizer. Mesmo assim mantenho as minhas dúvidas... Contínuo a achar que a História é feita de várias verdades.

El Mariachi disse...

Ya... o problema é que a História é escrita pelos vencedores e nós andamos a perder há bué! De qualquer forma, é fixe acreditar em cenas... só para alegrar a malta! Como isto anda...

Zorze Zorzinelis disse...

Espero é que não tenham tentado vender haxixe ao Vasquinho na Baixa. Sempre que por lá passo, há sempre um ou dois agarraditos a tentar vender-me droga. E é chato porque a droga é uma merda. Não fumem essas merdas, faz mal aos pulmões!

Anónimo disse...

Olha lá Zorze, estás com a moca?

Anónimo disse...

Não, a Moca foi almoçar e só chegou agora à redacção...
A culpa é do Bartolomeu dias, que tormentas, que tormentas!!!

Zorze Zorzinelis disse...

Moca eu?!! MEU DEUS, TIREM OS TIGRES DE CIMA DE MIMMMMMMMMMMMMMM....................

Anónimo disse...

Quais tigres zorze. São gafanhotos gigantes que te atormentam. AAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHH!

El Mariachi disse...

e vai as pessoas criam um blog só pa ver se a coisa e tal e é no que dá! Toma lá, ó Mariachi, qué páprenderes a não te meteres nestas merdas e coiso...

Anónimo disse...

E que eu gostei de te ver de cabelo ao vento na Ponte ;) Demais!! Estiloso, muito estiloso. Fica-te bem, ou melhor, o que que lhe fica o Dias ;))) E ela como se chama? E a miuda gira que tens lá por casa, não tem cíumes delaa assim taõ bonita, prateadinha ?

Bjs

Anónimo disse...

acho que tens aqui um amigo:

http://glosa-crua.blogspot.com/2005/06/os-imigrantes.html

Anónimo disse...

Cá para mim podias era fazer do teu cu um mialheiro e abrias uma conta poupança habitação