quarta-feira, julho 20, 2005

Afinal, quem sois, Ze Gato?

A pergunta está no ar desde os anos 70, quando a televisão era um evento social e não a parada de anormais de hoje. Bocas de tamboril da Coura Guedes e de garoupa da Babá Guimarães aparte (obrigado, pai, que desde muito novo me levavas à praça e ensinavas a conhecer todos os peixes, em vez de apenas tentar que eu distinguisse as cores em cubos monocromáticos da Disney. Poderia, pois, fazer ainda uma analogia entre a cloaca (ânus) de uma Baleia de Bossas e o Paulo Portas, mas não vale a pena), acabo de descobrir, seguindo as valorosas pistas do meu colega/camarada/amigo/companheiro da lusotropicalidade, margem-sulismo e escrita inventiva, ausente de preconceitos e dogmas Zé (e que outro nome seria tão tuga), quem é que é, afinal, Zé Gato!!! É a Dina! Se não acreditam, tirem o bigode ao Orlando Costa!



"Quem és tu, Zé gato? O que é que te faz correr pelos cantos mais escuros desta terra? Poder pegar, trincar e metê-lo na cesta?" Letra de Rosa Lobato DE Faria, música de Tozé Brito

17 comentários:

Zorze Zorzinelis disse...

Trinquei-te, meti-te na cesta, ris e dás-me a volta à cabeça, wow, wow, venho que tenho sede, dá-me o teu amor de água fressssscaaaaaa.. yeah, yeh; foi, lá, lá, lá, lá lá... e água sobre a mesa...

Zorze Zorzinelis disse...

morango, kiwi e caaaaaaaajjjjjjuuuuuuuu, wow, wow, yeah

xostrinha disse...

Quem és tu zé gato?

zez disse...

Obrigado pelas palavras de reconhecimento, Mariachi! Não tenhamos dúvidas, meus amigos: nunca ninguém viu Dina e Orlando Costa no mesmo local...

Zorze Zorzinelis disse...

rissóis de camarão, chouriço e entrecosto, yeah, yeah...

xostrinha disse...

Agora que dizes isso... tens razão. Também não me lembro de ter visto no mesmo local a Odete Santos e o Álvaro Cunhal

El Mariachi disse...

chouriço mouro do montado, alheira de Monforte, pão de torresmo, cacholeira de Fronteira, broa de avintes, yea yea...

Anónimo disse...

Muito, muito, muito bom... O POST e comentários incluídos. Agradeço a gargalhada estrondosa que dei ao ler isto. Já me salvaram o dia. Thanks Mariachi.

El Mariachi disse...

Não tem de quê...

Anónimo disse...

só um a parte (aparte pode ser assim não pode oh tenente formiga?) mas essa cena não é do zé gato é da serie os policias. PQ? porque o carro que está no fundo com pirilampo de bofia é um clio e na altura do zé gato, os meninos andavam de 4L e peugeot 503 (?) de mudanças no volante, a coisa mais luxuriosa que aparecia naquele tempo eraM OS VOLVOS de arestas rectas (num lembra o modelo) e dianes nazaré... portanto toca a formular tudo o que disseram... mas gostei da parte da ida à praça e do cú de baleia (praça estranha a tua - era nos Açores?)...

Zorze Zorzinelis disse...

Só queria dizer o seguinte...

Trinquei-te, meti-te na cesta, ris e dás-me a volta à cabeça, wow, wow, venho que tenho sede, dá-me o teu amor de água fressssscaaaaaa.. yeah, yeh; foi, lá, lá, lá, lá lá... e água sobre a mesa...

Zorze Zorzinelis disse...

e...

Trinquei-te, meti-te na cesta, ris e dás-me a volta à cabeça, wow, wow, venho que tenho sede, dá-me o teu amor de água fressssscaaaaaa.. yeah, yeh; foi, lá, lá, lá, lá lá... e água sobre a mesa...

El Mariachi disse...

Cala-te matrafôna! Um grande Lada Niva para ti!

Anónimo disse...

Ondina Veloso (DINA) nasceu em 18 de Junho de 1956, em Carregal do Sal.

Vê se recordas esta Zorze: Há sempre música entre nós, lá, lá, lá, lá, lá,... a voz. Cantaremos até ao amanhecer... Até ao dia nascer!

Anónimo disse...

Tá visto que não tomaram os comprimidos à hora certa!! Vou ligar para o Dr. Amaral Dias, e para o Tozé Brito também. "Lá num país cheio de flores, viveu um dia uma abelha, lá, lá, lá, lá,"
Mariachi, e a Morcela da Beira, muito saborosinha ;) Os caracóis estavam bons?
*

Anónimo disse...

e chouco frito? não?

xostrinha disse...

Olha o Amaral Dias. Só conseguiu fazer uma filha boa. Acho até que é um pouco esquizóide. Mas lá vai enchendo o cú à custa dos seus brilhantes alunos em Coimbra.