segunda-feira, maio 04, 2009

Se a História é cíclica, façamos História!

Diz-se por aí que, no dia 1 de Maio de 1886, houve um ajuntamento de mais coisa menos coisa 500 mil operários em Chicago.
Dizem as más línguas que a Polícia carregou sobre os manifestantes com uma simpatia tal que os mortos e feridos ficaram por contabilizar.
Eu não acredito em nada disso.
Acredito que, em Portugal, possa sentar-se na cadeira de Presidente da República um senhor que ordenou, ele próprio, a carga sobre os manifestantes contra o aumento de 50 escudos nas portagens da Ponte 25 de Abril (que irónico, ou não) e, depois, sobre os coitados dos operários da Marinha Grande.
Eu sei que é mais de um século de diferença.
Mas estamos em Portugal, por dEUS.
Somos o Zaire da Europa!
Se o Nino Vieira se candidatasse, ganhava.
Ou o Mobutu.
Ou mesmo o Savimbi, empunhando, na foto de campanha, a famosa marreta com que esmagava, contra um cepo, as cabeças dos oponentes.
Tenho para mim que o Cavaco não esmagaria cabeças na Praça das Portagens ou nas Vidreiras da Marinha Grande.
Mas apenas porque ficaria mal junto da UE, que tanto dinheiro aqui injectou sem que ele monitorizasse o seu devido emprego (assim, pulha, também eu diria que o meu foi o tempo das Vacas Gordas, mas com a certeza que, faças o que fizeres, Vacas e ainda por cima Gordas come-as tu, que eu sou selecto).
Ou porque estava na altura ocupado a mastigar bolo rei de boca escancarada.
Ou porque, simplesmente, o Monstro de Boliqueime não tem uma marreta.
Se, no entanto, o fizesse, os portugueses, esses africanos, não o julgariam e seriam, como sempre, permissivos.
Porque só aqui é possível uma senhora que obrigou os estudantes a mostrar os nadegueiros e, anos mais tarde, roubou os fundos de pensão dos CTT's e outros que tais para equilibrar as Finanças, assumir a posição cimeira num partido.
Porque só aqui o cabeçudo que foi "derrubado" da cadeira pelo Presidente da República, como só em África é possível, o mesmo sacanão que deixou um buraco de Milhões na Câmara Municipal de Lisboa, pode recandidatar-se, curiosamente, à Câmara Municipal de Lisboa.

Se, pois, Portugal fosse um país de gente pensante, uma dúvida surgiria...
... essa que se apoderou de mim no 1.º de Maio, quando olhava para tanto festejo pelo mundo... e eu... estranhamente distante.
Depois, fez-se luz:
dIAZ... tu não és trabalhador! És RECIBO VERDE em Portugal!!!!
Quando os garimpeiros do coração da Amazónia tiverem direitos...
Quando os Tibetanos puderem ser independentes...
Quando as guineenses não forem obrigadas a ficar sem clítoris por uma questão de "higiene"...
... tu terás direitos...

... Um ou dois, mas terás!

2 comentários:

rosa disse...

insistes em deprimir-me, é?

El Mariachi disse...

NUNCA!!!!