sexta-feira, junho 22, 2007

Eu era tão novinho. E ele também!

Quando eu e o Mathieu Kassovitz andávamos pela casa dos 20 anos, ele fez um filme, eu não.
Decorria o mui intenso e frutífero ano de 1995. Eu era faculdade, Parreira, Marchante, Fred, Marco, João de Purtmã, Tita, de Vespa com Leanito, de Golf com a Marijuanita, a pé com toda a gente até ao Lagarto e ao Jardim da Ribeira fumá-las até o cérebro fazer tilt... um betinho!
O Mathieu já andava pelos bairros periféricos de Parijdafrânsha a filmar o quotidiano. Realizou La Haine. Isto é a Trailer, isto um clip de autor anónimo, tuga, por sinal, isto outro do género, isto o início, isto uma das melhores partes, com o DJ Cut Killer numa performance. Muita gente pensa ter sido este o primeiro. Foi. Longa-metragem, foi... Já tinha algumas curtas. Como esta e esta, mais fraquita (foi a primeira, ainda na escolinha, tem desculpa, pá), para além do Métisse, para o qual não arranjei clip. Este é um spot de 97 mas que também merece que se lhe dê uma olhadela. Depois dirigiu uma outra longa, onde o próprio faz o papel principal, que passou ao lado da crítica e seus Rabinos. Tão bom e intenso como o primeiro mas tristemente olvidado como íconico que, de facto, é, de tal forma que nem consegui encontrar uma merda de um trailer ou um clipezito que o valha!!! Há esta imagem e não digam que vão daqui. Acabou (até à data), o périplo com o inexplicavelmente MAU Crimes do Rio Púrpura, que nem linko por vergonha, e o Gothika, ao qual nem sei como hei-de me referir!!!

Toda a gente lhe conhece a cara. Era o garçon que procurava as fotos por baixo das Photo Booth no Fabuloso Destino de uma Miúda de Olhos Pretos e Dedos Finos. Ao som do senhor que, talvez sem muita pena minha, lhe deu melhor no Adeus, Lenine!

A obra, poucos a desbravaram. É pena! Perde o Cinema, ganham os pseudo-tudo que abrem a goela e acham fantástico qualquer coisa que o Woody Allen defeque!



Este post não tem um fim informativo. É o desespero em ver devolvidos os dois filmes que eram o orgulho da minha colecção de VHS, compradinhos com muito sacrificiozinho na Assírio e Alvim do King (eram caros pá dedéu): La Haine e Assassin(s). Por favor. Eu não vou ficar chateado!!!

2 comentários:

Luís Daehnhardt disse...

Acho ke tenho a cópia disso, precisamente em VHS. Não sei se copiei dos teus originais, penso que não. Mas se quiseres, posso emprestar... não sei é se ainda estão em condições...
Abraço!

Zorze Zorzinelis disse...

O Ghotika não vi, mas sei o quão genial e revoltante é o La Haine, sem falar do célebre Amélie; por isso, eu queria trocar o teu "inexplicável" por um belo cagalhão que é o Crimes do Rio Púrpura - não sei se te lembras daquela cena do gajo começar com o Viet Vo Dao no meio do nada. Foi pena mesmo o tipo ter-se perdido. Bom post!