quinta-feira, dezembro 29, 2005

Ornitologo? Nao, obrigado!

Mais uma das minhas concepções... estanque e hermética, claro!
Um dos degraus ou ramos de que Darwin falava não o chegou a ver ele próprio! Nem sequer imaginou! Vou ser tão pretensioso ao ponto de aventar que a Teoria da Evolução das Espécies teria mesmo sido reformulada caso aquele tivesse vivido durante os últimos 60 anos.
Então, aqui vai: o Progresso ditará o fim do Homem! É, tal como o conhecemos, a medida última desse Grande Ente (Natureza) para que a Selecção Natural possa seguir o seu curso e, assim, acabar com o mais desprezível ser da cadeia alimentar: o Homem! Ficaremos pelo caminho! Porque o quisemos! O grande gozo desse "puppetier" que julgam ser Deus foi ter-nos dado a conhecer este Admirável Mundo e ver-nos a desprezá-lo idioticamente em nome de um Admirável Mundo Novo de Merda! É bem feito!
Nem sequer ao Progresso soubemos dar uma oportunidade! Há muito que este deixou de servir o Homem! Foi utópico, acabou-se!
Já oiço as mil vozes de protesto... Calem-se! Por favor! Não percebem que por muitos "lados bons" que lhe consigam atribuir nunca conseguirão sequer ofuscar a Face Monstruosa da Moeda que iria, mais tarde ou mais cedo, ditar o seu preço? Foi pior que um Mundo inteiro a vender a Alma a Astaroth.
Lembro-me de um singelo episódio: Aquando do Maremoto de 2004 no Índico, a Ilha de Andaman, mesmo ao lado de Nicobar onde largos milhares pereceram, não sofreu UMA SÓ MORTE! Vi uma entrevista feita a um indígena da tribo Onge, no mínimo, fantástica: "Não percebemos... os estrangeiros não ouvem o silêncio das aves, a ausência de vento nas árvores, o mar a recolher de repente". Não meu caro! Não sentem nada disso! Mas acham que são felizes e que vocês são miseráveis! Houve um dia, na Serra da Estrela, que fotografei uma "impressão" deixada por uma coruja das torres no exacto sítio onde apanhara, durante a noite, um roedor! Não consegui contar quantos a ignoraram. Só uma criança me perguntou o que era. Expliquei-lhe! O brilho nos seus olhos quase fez com que sentisse alguma esperança por ela!

10 comentários:

Ana Elias disse...

Gostei deste post.
Quem é Astaroth? É outro nome para Diabo?

Não sei se o "Admirável Mundo Novo" considerará os indígenas da Tribo Onge, (ou doutras tribos) miseráveis, mas pelo menos considera-os "exóticos", naïf, quase "excêntricos".
Também não me parece que o Admirável Mundo Novo se adjective de feliz. Tal só será possível com muita hipocrisia.
No entanto, a verdade é que as crianças nascem tão "exóticas" quanto os indígenas da Tribo Onge, e questionam-se(nos) inocentemente sobre as mais variadas coisas (como esse teu "aluno" da Serra da Estrela).
A porra de vida que levamos provém exactamente do facto de as crianças crescerem e aprenderem que questionar as coisas básicas pode muitas vezes soar ridículo, como que um assumir de falta de inteligência e sabedoria, o que nos dias que correm se assume como penalizante.
E quando não nos questionamos, acomodamo-nos à puta da realidade onde calhámos crescer. Beijinhos.

Unknown disse...

Muito fixe o post! Mas só uma achega à parte sobre a evolução. Não é assim tão estranho. É relativamente comum uma espécie evoluir por um caminho que acaba num beco sem saída e inevitavelmente acabar por se extinguir, o exemplo clássico são os pandas gigantes que estão tão especializados a comer bambo que se desaparecer o bambo vão também desaparecer, ou uns veados do hemisfério Sul que evoluiram no sentido de desenvolver sempre hastes maiores até que acabaram por se extinguir por não suportarem o peso na cabeça (parece incrivel mas é verdade).
Nós evoluimos no sentido do progresso social e tecnologico, que no final vão certamente ser os nossos carrascos!

El Mariachi disse...

Thanks, Pedro!

Mas olha que há quem ache que não! E se alegares alguma coisa destas num jantar, ainda passas por maluquinho!

Zorze Zorzinelis disse...

Não era Mênia que querias dizer em vez de Astaroth? - Assim faria mais sentido. E sim, parece-me muito bem o teu post. Curiosamente, tive essa uma vez mais essa percepção quando vi ontem um programa sobre dinossauros; isto quando ele saiu da casca e admirou, sim (!), o admirável mundo novo. Puro, sem a mão do pecado... entendes? Abraço, amigo Diaz.

El Mariachi disse...

Astaroth, Belzebú, Zarapelho, Satanás, Sapucaio, Barzabum, Mafarrico, Excomungado, Lúcifer, Má-jeira, Provinco, Rabão, Diangas, Tisnado, 666, Anhangá, etc...

O Diabo, pá! Fazer um pacto com o Diabo, estás a perceber? Como o David Fonseca, que não canta um caralho e percebe tanto de música como um pastor beirão, mas fez sucesso!

Não viste o Exorcista? Atão quem é que queria apanhar o Father Merrin? Não era o Astaroth?

El Mariachi disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Com esta partiste-me todo, acho que acabei de ler o teu melhor post... Atão a cena do indigena capaz de interpretar a mãe natura desta forma tão extraordinarimante ''natural''.
Nem sei que te diga...

El Mariachi disse...

saudades, meu beirão!

Dá lá sinais de vida!

Que vais ter um bom ano sei eu, que não admito nada abaixo disso!

Caso contrário vou lá acima ter com o senhor da túnica branca e faço-lhe a barba à saxada!!!

Anónimo disse...

Desculpa lá! mas só falo para a TBI!!!!


AAHAHAHAHAHAH

Anónimo disse...

Merda enganei-me a pôr o pontinho... Não é o Anonymous, é o fred said...