quinta-feira, setembro 06, 2007

Diário de Um Pároco de Aldeia

O Pastor, o seu Rebanho e todos os termos que daí resultam (atestando o outrora tão presente espírito ironizante do Velho Tuga que, a existir ainda, só nos Açores), nasceram no tempo em que o Clero era o principal responsável pelo moldar (toldar) de consciências e fabrico daquilo que terá sido o antecedente da Opinião Pública. A Burguesia e alguma Nobreza constituiriam, porventura, as raras excepções. O povo, a própria realeza e seus mais chegados, contudo, eram, com os Jesuítas e Dominicanos... unha-com-carne.
Espíritos mais iluminados terão, então, dado origem a conceitos como Ovelha Negra, Ovelha Ranhosa, Ovelha Tresmalhada e outros exemplos definindo quem, ao contrário da restante Carneirada, se recusava a papar tudo o que lhes davam sem antes ver se tinha espinha!
A Queda da Civilização Ocidental, lenta mas visível, dá-se a partir do momento em que o Catolicismo deixa de ser Cristianismo. Ou seja, quando o Velho Testamento, a Tora Judaica, com um Deus a quem se deve temer, passa a ter mais protagonismo que Aquele que ensina a amar indiscriminadamente, a dar a outra face, a comer Maria de Madalena à canzana porque também isso é amor e se o outro experimentasse "Via que Era Bom".
Hoje há a TV, jornais, revistas e internet. As pastagens mudaram de mãos e a arte da pastorícia entregue a outros. Opinion Makers, ousaram chamar-lhes. O rebanho, contudo, é constituído pelos mesmo borregos. Naquele tempo, o povinho não era diferente do de hoje. Ia à Igreja e pensava saír dali com tudo o que precisava saber. Hoje, a borregagem abre jornais, revistas, liga a TV e pensa saber o que precisa. O que Pacheco Pereira, Vasco Graça Moura, José Manuel Fernandes e demais confraters (sim, confraters, ouviram bem, façam uma busca no Google e juntem "+ Bilderberg Meetings"), dizem.
Tal como há 500 anos atrás, ganham o que 95% do povo nunca achará ser possível, para escrever, com uma falta de informação atroz (os trangénitos são apenas um mero exemplo), meia dúzia de linhas que 5 milhões de borregos vão ler e espalhar aos restantes 5.
E estes senhores são apenas os Três Primeiros Círculos do Inferno, ó Dante!

6 comentários:

Anónimo disse...

Belo texto, sim senhor! Escrito com classe!

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras da Sawoinha...mas não te esqueças que o 515 de Dante está para breve (pelo que a imbecilidade reinante desses senhores não irá durar para sempre)

El Mariachi disse...

A Era de Aquário entra em Setembro... não sentes?

paulo disse...

é metê-los todos num barco!

El Mariachi disse...

Até já estou a ver quem é que seria o Noé Coissoró!

El Mariachi disse...

Até já estou a ver quem é que seria o Noé Coissoró!