segunda-feira, julho 02, 2007

Um mar de gente

De manhã, na Cabana do Pescador, o Mariachi, cigarrinho na boca, olha para o mar e exclama para dentro: "Boa, dIAZ... prova que ainda tens a energia e a coragem de antigamente". Como é costume de há vinte anos para cá, acima dos dois metros não há homens. Meia dúzia de gatos pingados. Se estivesse meio metro estava cheio de Morangos com Açúcar de gracejo na garganta e fatinhos da última geração, sempre prontos a gozar com a Mike Stuart do je, um bacalhau do tempo em que eles tinham que esperar que os pais preparassem 3 toneladas de material se queriam ir à praia, enquanto olhavam, no sofazinho Divani&Divani, para os Power Rangers...
Lá entrou o trintão. Duas ou três ondas e pronto. Está provado. Aguenta-se à bomboka, o Mariachi. Sem dores nas costas, sem arfar a tabaco, boa remada, o sal na boca, aaahhhhhh, as saudadinhas.
Da parte da tarde, adivinhando as resmas de Bósnios em busca de sol, parte a família dIAZ em busca da Colecção Berardo. De barco, pois! Pois! E todos os que não foram para a praia, foram ao Berardo. Um mar, mas de gente. Todos com mestrado, doutoramento, licenciatura ou mera curiosidade por Arte Moderna. Duas bichas (isto não é o Brasil, por isso fica mesmo bichas e percebe quem quiser), a partir dos auditórios. E no meio deste maranhal, sobressai uma jóia. Um diamante cuidadosamente lapidado em Amesterdão. Muitos quilates em forma de tuga pançudo com o último botão a contar de baixo) desapertado. Que se dirige a um segurança e pergunta, talvez por pensar que tanta gente à espera só mesmo para o Banco Alimentar: "Isto é a fila para a exposição do Joe"? O rapaz colocou-se logo em sentido e só depois respondeu afirmativamente. É que ninguém trata por "Joe" o Berardo! Talvez os milhares que ele condenou à ignomínia em Angola. E, claro, grandes amigos ou, no mínimo, o vizinho do 3º Direito.



Vais ter de esperar, Bacon!

3 comentários:

Anónimo disse...

Diaz, isto nem parece teu. Ir ao Museu Berardo nos primeiros 6 meses!!! Ainda por cima, ao fim-de-semana!!!

Anónimo disse...

é de borla espalha...

Diaz, eu kero ver fotos/provas desses tais 2 metros...se calhar kerias dizer 2 polegadas...

Tóne

El Mariachi disse...

Fala com o Pantunes. Ele esteve lá! E olha que é difícil destronar o preconceito daquele senhor contra tudo o que não seja Praia Grande e Ericeira!

E vê lá mazé se dizes alguma coisa às pessoas! O Eduardo está à espera do jantar que não houve por tua causa... está perto de deixar de querer ser uma voz do Além para passar a ser uma voz do Aqui Bem Pertinho Pra Ver Se Chego Aí C'o Punho!