quinta-feira, abril 19, 2007

TPLX

O Fabuloso Mundo dos Transportes Públicos de Lisboa é um Mundo por si só.
Personagens e Lugares, Gentes e Locais, uma Viagem a cada viagem. Gostava de ser um gajo recordado para a posteridade com uma frase do tipo "Não podereis conhecer verdadeiramente uma cidade se não utilizardes os seus TP", ou coisa que o valha, talvez "Levantai-vos e caminhai até Colégio Militar/Luz, esta é a minha Linha Vermelha" ou ainda "You shall not steal... obliterate the ticket, ó fáxavôr", ou qualquer outra coisa mas com piada!
Assim sendo, presto aqui homenagem a toda essa malta que tenta fazer deste um país realmente cosmopolita e desenvolvido. Porque não é muito difícil de perceber que país progressista é onde, entre outras coisas, claro, as pessoas utilizam os TP e não atafulham o centro da cidade de carros com uma só pessoa. O tube é famoso porque é parte integrante da vida dos londrinos. Vem estampado em t-shirts. O metro de paris e o TGV que a ele liga, a Gare du Nord e o D'Orsay (uma antiga estação de Caminhos de Ferro), são atracções turísticas porque os parisiens são cidadãos com cem anos de vanguarda em relação ao alfacinha. O Boca de Sapo, o 2CV, o CX Pallas, o Mehari e a 4L são para o fim de semana, para férias em Saint Tropez, para uma incursão vinhateira em Bordeaux.
Por isso... Lisboetas e suburbanos que vos deslocai à Capital na (vã?) tentativa de mandar este país pá frente.
Esta só vós percebeis:
"E podem crêr que eu agradeço a qualquer cavalheiro ou senhora que tenha a bondade ou a poooossibilidade de me aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaauxiliare!"

4 comentários:

Anónimo disse...

Ouviste a versão rap com batidas na lata das esmolas? É horrível, porque dá vontade de rir...

Anónimo disse...

é essa! Mas já é uma adaptação da cena antiga, porque eu conheço-o desde que trabalhava à mouraria, com 18 aninhos (faz-lhe as contas, que nunca se pergunta a idade a um blogger).

Anónimo disse...

Deve ser o mesmo rapaz... eu também já o conheço desde os meus 9/10 aninhos, por isso, faz tu também as contas!!!!!!!!

zez disse...

desculpem interromper, mas há post novo no manualsobrevivencia.blogspot.com