quarta-feira, dezembro 13, 2006

Pinochet Murió

É absolutamente discrepante o número de pessoas que se manifestaram com a morte de ditador chileno e o daquelas que já regozijam, por antecipação, hienas espumando da boca, aves necrófagas de mau agouro, com a condenação à morte do dito ditador iraquiano. Tanto pior! Será isto porque Augusto morreu naturalmente, sem hipótese de sentir na pele a dor da perda de tantas mães, pais, irmãos, primos e outros? Será da distância geográfica? Não. É o fenómeno rebanho! Nunca ninguém em Portugal teve vontade de marcar o carrasco com um ferro com a inscrição "hijo de puta" na testa, e deixá-lo bem no centro de uma praça de Santiago para cada um dos que tenha sofrido na pele (muitos, demais, até), ter a oportunidade de espetar-lhe um estilete na pélvis, disponibilizados gratuitamente numa banca à entrada do recinto. É pena!
Um abraço sentido a Mario Benedetti, que versou assim:

OBITUARIO CON HURRAS

Vamos a festejarlo
vengan todos
los inocentes
los damnificados
los que gritan de noche
los que sueñan de dia
los que sufren el cuerpo
los que alojan fantasmas
los que pisan descalzos
los que blasfeman y arden
los pobres congelados
los que quieren a alguien
los que nunca se olvidan

vamos a festejarlo
vengan todos
el crápula se ha muerto
se acabó el alma negra
el ládron
el cochino
se acabó para siempre
hurra

que vengan todos
vamos a festejarlo
a no decir
la muerte
siempre lo borra todo
todo lo purifica
cualquier día
la muerte
no borra nada
quedan
siempre las cicatrices

hurra
murió el cretino
vamos a festejarlo
a no llorar de vicio
que lloren sus iguales
y se traguen sus lágrimas
se acabó el monstruo prócer
se acabó para siempre

vamos a festejarlo
a no ponermos tibios
a no creer que éste
es un muerto cualquiera
vamos a festejarlo
a no volvernos flojos
a no olvidar que éste
es un muerto de mierda



Reste-nos a alegria de saber que foste cremado. Que a Terra não se alimentará do veneno da tua carne, pútrida e fétida ainda em vida! Morre, cão! E leva contigo o último germe da maldade humana!

8 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente não é o último germe da maldade humana... ainda para aí há muitos!
Belo texto, belo poema.

Anónimo disse...

O mais engraçado é que os pivots das nossas estações de televisão noticiaram com pesar sentido a partida do muerto de mierda.

Anónimo disse...

vais fazer copy paste quando for o Fidel?

Anónimo disse...

Não sei qual é a opinião do nosso blogger, mas na minha o Fidel merece apenas um mero "cabron". Existem algumas, substanciais, diferenças em relação ao supra "muerto de mierda"

Anónimo disse...

substanciais diferenças do genero um esta mais perto das minhas ideologias do que o outro? Um foi mais ditador do que o outro? matou e oprimiu mais do que o outro? Fez sofrer mais do que o outro? Deve ser a tal distancia geografica que o artigo fala entao.....

El Mariachi disse...

Desconfio eu, mas é apenas isso, uma desconfiança, que o Exm.º Sr. Anónimo estará desagradado com o facto de eu ter feito um copy paste sem autorização do poeta. E expressa a sua indignação partindo do princípio que eu sou de esquerda. Pois!
Estou, então, em vantagem. Vejamos:
Poderei vir ainda a fazer um copy paste aquando da morte do Fidel. O que apenas poderá ser comprovado nessa altura. O caríssimo, contudo, expõe todo o seu fascismo sob forma de desprazer para com uma opinião. E é pena! Não porque seja fascista, porque cheiram estes ao mesmo dos comunistas e socialistas, apenas têm um ar mais arranjadinho.
É pena porque ainda acredita numa esquerda e numa direita, o que é bastante confortável a qualquer sistema político, esforçando-se este, por isso mesmo, por "educar" o "rebanho" nesse sentido. E a forma como escreve não me deixaria adivinhar que, afinal, "engolisse" fábulas de La Fontaine panfletárias com tanta facilidade!

Lá está, é pena!

Anónimo disse...

Oh Mariachi nao te exaltes, quem e que aqui expos todo o seu fascismo sob forma de desprazer para com uma opinião? Foram so umas perguntas, que afinal fizeram com que despejasses a tua arma dos estereotipos todos, nervosinho? Ninguem expressou indignacao nenhuma, tu e que te indignaste e enfiaste um barrete que nem sequer estava la...panfletario? rebanho? Fascista? Esquerda e direita? Bolas saltou-te a tampa, podias era ter utilizado chavoes mais imparciais, se e isso que queres que as pessoas acreditem. Ja pensaste que ha pessoas que assinam anonimamente porque se calhar nao es tao liberal e tolerante como queres fazer passar? Afinal o que e ser fascista?...e va la descansa, e continua a dar-nos post paradigmaticos do teu pensamento alternativo e tolerante, que tal sobre o Chavez ou o Sandinista agora eleito, para ficarmos pela America Latina, tao proxima que parece estar?

El Mariachi disse...

Poucos barretes me servem, porque sou um bocadinho cabeçudo. É dos estereótipos... ocupam espaço!
Esta capacidade de auto-crítica, que tenho (posso MESMO gabar-me), é tanta que me permite ter críticos em demasia (o que só acontece quando estes sabem que o criticado tem capacidade de encaixe, porque ao não acontecer é sinal de que as críticas andam aí, mas pelas costas) remete-nos aqui para um reflexo de inteligência primária (ou primata?): Nunca deixaria entrever num comment (ou numa resposta a outro) que me saltara a tampa... isso fica para os posts. Mais ainda quando um anónimo pode ser, quem saberá, o meu próprio pai. Agora já sei que não! O meu pai ou os meus melhores amigos nunca usariam a capa de um anónimo com medo da minha reacção. Porque sabem que, liberalismos aparte, nunca, mas NUNCA MESMO, poria nada à frente do que é, para mim, mais importante! Tão importante que chego a ter amigos (ou considero-os eu, pelo menos), que se incluem nos meus próprios estereótipos. Como alguns liberalíssimos que de quando em vez, por descuido (ou não), deixam escapar preconceituosas generalizações contra brasileiros, por exemplo!