terça-feira, junho 21, 2005

Jogo de crianças

Quando a malta era criança, no tempo em que já os livros d'Os Cinco, do Petzi e da Anita eram uma boa seca (hoje em dia seriam muito mais interessantes com "Petzi e Amigos Entram num Gang Bang" ou "Anita Toma Uma Pastilha"), ainda iniciávamos a brincadeira com o "eu sou dos bons e tu és dos maus", ou vice-versa consoante as preferências. Fazia-me espécie quem preferia "ficar dos maus", mas vim a percebê-lo mais tarde. Os maus eram os índios. Sempre os índios. Podiam ser os ciganos, os pretos, os timorenses, os alentejanos, os tripeiros, os retornados ou a malta de Santa Comba Dão, terra maldita do panasca pencudo, mas não! Sempre os índios, esses malvados! Valha-nos o facto da lavagem cerebral de Hollywood (ainda hoje vigente) não ter chegado ao ponto de começar a ser celebrado em Portugal o Dia de Acção de Graças, que toda a gente sabe que existe (mais uma vez, Hollywood), mas poucos sabem o que seja.
De qualquer forma, quando a matança de índios deixou de ser "politicamente correcta", alguém inventou um remédio capaz de "curar" várias maleitas, já de si causadas pelos colonos... Morreram índios que nem coelhos em tempo de peste. Algum tempo mais tarde, alguém teve a mesma ideia mas adaptada ao desenvolvimento científico do Século XX. E morreram larilas e fufas e pretos em África que nem focas no Canadá. Agora dizem que a culpa foi dos macacos. Abram-me esses olhos!

4 comentários:

Anónimo disse...

Pensava que a toda geração de 70 imaginava o cenário de guerra algures no Ultramar (onde os nossos pais andaram). Na minha rua recriávamos a Guiné que víamos nas fotos em casa. Os maus eram pretos, e nós queríamos ser todos maus. Estávamos no pós 25 de Abril e nunca entendemos essa de os nossos pais terem alguma vez sido capazes de matar gente.Agora, índios foi coisa que nunca nos passou pela cabeça ser.

El Mariachi disse...

Ó Fusca, vê se com imagem já se te alumia a tola...

Anónimo disse...

Fusca????
Jogo de Crianças - "Jeux d' Enfants" ou "love me if you dare" ou "Amor ou consequência" - esse grande filme. Quem não viu que veja. Recomenda-se, mesmo sem Indios, nem Pretos da Guiné, nem bons, nem maus.

O Selo não me alumiou a tola.

Anónimo disse...

Fusca????
Jogo de Crianças - "Jeux d' Enfants" ou "love me if you dare" ou "Amor ou consequência" - esse grande filme. Quem não viu que veja. Recomenda-se, mesmo sem Indios, nem Pretos da Guiné, nem bons, nem maus.

O Selo não me alumiou a tola.