quarta-feira, agosto 26, 2009

Um dia destes...

... fizeram-me uma pergunta norte-americana. Daquelas que aparecem nos Facebooks e Hi5's para que os outros saibam um pouco mais sobre nós. Acho que é um exercício necessário, já que se opõe aos verdadeiros intuitos de sociabilização entre indivíduos de uma das "culturas" mais shallow deste mundo. Que se espelham na incontornável primeira pergunta quando alguém nos apresenta outro alguém: So, what do you do for a living? Não interessa a idade, se trata da higiene íntima, se depila as axilas com cera ou à gillette, se o Herman José continuaria a ter piada se os Gato Fedorento não tivessem surgido, qualquer coisa. Não. Interessa, antes de mais, de tudo o mais, saber qual a profissão. Foi a maneira mais simpática que os fellow citizens dos estates arranjaram para que possam saber, imediatamente, qual é o nível de ordenado daquele que estão a conhecer e, logo, se é ou não companhia que valha a pena integrar no círculo de amigos.

Quais os filmes da tua vida?
Ups... não é fácil. Vê-se tanta coisa e tantos marcam que... é quase impossível. Há os que passam e não entram nunca. Há os que não entram num dia, por alguma razão e, anos mais tarde, PIM. Há os que nos deixaram apáticos durante os três dias seguintes ao visionamento. Há os que nos fazem comprar discos, os que nos alegram, os que nos contagiam de lamechice barata, os que nos inundam de erudição cara, sei lá!

Lembrei-me que, por essas e outras razões, poderia não conseguir nunca enumerar um Top Ten, nem Twenty, talvez nem One Hundred mas, neste caso, só por questões de ordenamento por grau de preferência. O Amarcord do Fellini ficaria antes ou depois do Feios, Porcos e Maus do Scolla (ou Brutti Sporchi e Cattivi porque gosto MESMO deste título em italiano)? O Pulp Fiction em 34.ª posição ou essa pertenceria ao Trainspotting porque o Tempo de Ciganos o faria andar uma posição? E se o Gato Preto, Gato Branco estaria algures por aí, que lugar da lista seria reservado para o Underground, o La Haine, o Delicatessen, o Homem Elefante, A Laranja Mecânica ou o Goodbye Lenine? E os documentários... contam? E os diálogos dentro dos filmes, como o Amor à Queima-Roupa, com argumento de Quentin Tarantino mas cuja realização coube a um rookie qualquer?

E muita coisa se prova quando, por exemplo, hoje, AINDA mal das costas e, logo, de carro para Lisboa, oiço a RADAR a anunciar um grande tema dos Chemical e penso Uau, isto só pode ser um bom sinal mas, afinal, e bem a propósito, era o The Pills Won't Help You Now!!! Olha, obrigadinho, sim? Se calhar mudo mesmo para o Voltaren, já agora estouro com o estômago também e a música continua they're probably poisoning your body Ui, está cada vez melhor!

Decido, então, e por mera piada, ir ao youtube para ver que filmes estariam relacionados com este tema. SURPRESA: Este e este. E penso logo Ok, se não me lembrei destes dois, é melhor desistir mesmo da tal dIAZ's List Of Best Moovies Ever, sob risco de fugir à minha própria verdade!

E se há coisa que não quero é isso! Isso e esta PUTA desta Espondilose ou lá o que seja!

6 comentários:

rosa disse...

humm... não percebi.

gostas dos filmes pela música, ou vice-versa, ou não tens pachorra pra fazer uma lista, é muito extensa, ou só gostas dos filmes ou só da música, ou ambos, ou só gostas do tarantino(amanha, pimbas! lá estarei), ou já gostaste muito dos chemical, ou não gostas da radar, ou tomas comprimidos a mais, ou já tomaste e agora doi-te o estomago e as costas, ou é a PDI????

rosa disse...

http://www.youtube.com/watch?v=M9QgckVsgCQ&feature=related

eu gosto deste.

mas tambem do pulp, reservoir, kill bill, apocalypse, memento, amélie, neruda, paraiso, bons rapazes, 2001, shining, barry, a laranja, metal jacket, a ultima tentaçao, o touro... e tantos outros, é comprida a lista.

olha vi o italiano, o outro, o pasolini... porra!

r disse...

e só pra terminar, que linquezinho era aquele.... do filme por estrear?

Kaui disse...

Sim Diaz Espondilítico... o link?

Zorze Zorzinelis disse...

Requiem for a Dream... que filme amigo; esse é daqueles que batem para sempre: lindo! Às tuas referências, acrescentaria o Delicatessen, Velvet Goldmine, Tuvalu, Summer of Sam, Gummo, Bela Impertinente, Vou para Casa, 2046, Arizona Dream; enfim, uma data deles - é mesmo impossível.

1entre1000's disse...

havéra de haver um filme dedicado às magias do Voltaren, sem dúvida um dos meus melhores amigos... e sim eu consigo arrajar relações de amizade cordial nos medicamentos cada um com as suas pancas!