quarta-feira, novembro 02, 2005

A Inbicta

Gosto d'O Porto. Gosto da maneira como gitanitas andrajosas partilham o Campo Mártires da Pátria com outras mulheres a quem bastaria dizer-me "Então... Bámos?". Gosto de como por trás da fachada anti-mouro toda a gente se desdobra em indicações do melhor caminho para a Av. da Boavista. Gosto dos restaurantes que não permitem que boa decoração seja sinónimo de porções de proporções hebraicas e preços a condizer. Gosto das águas-furtadas de zinco. Gosto da Estação de São Bento, um "buraco" no meio de um cenário Património da Humanidade. Gosto mais de Santa Catarina que da Sá Carneiro. Não gosto muito do Magestic mas vibro com a Lello & Irmãos. Gosto da Francesinha do Cunha, conselho precioso do Amigo Jorge. Gosto de como aquela malta não vai logo para casa depois do trabalho e encontra-se à irlandês em cafés soturnos. Gosto dos lábios carnudos e seios generosos das tripeiras. Gosto das roupas que usam, despreocupadas e impossíveis de identificar com um "estilo", que é coisa de lisboeta a armar-se aos cucos parisienses. Gosto de gostar do Porto. Gosto de como o lisboeta pensa que ser europeu é vestir-se assim e ir à discoteca assada, enquanto o tripeiro sabe que ser europeu é ser-se em Barcelona melhor que em Madrid, em Manchester melhor que em Londres, em Nápoles ou Milão melhor que em Roma, em Antuérpia melhor que em Bruxelas.

8 comentários:

Anónimo disse...

Olha e eu GOSTO DE TI, e gosto de Lisboa, e gosto de Londres e gosto do Porto, e etc, mas mais ainda, gosto de Almada!!!! Cada local, cada pessoa, cada detalhe, com o seu encanto. Beijos

Zorze Zorzinelis disse...

Meu belo amigo Diaz; fico bem feliz por te ouvir elogiar a minha cidade; quanto à francezinha, eu bem te tinha dito!! Só faltou aí a mesquita azul e branca... ; )

Anónimo disse...

Qualquer cidade deste mundo tem um encanto especial, principalmente quando se tem uma companhia à altura. Não há hotel de cinco estrelas, ponto turístico mais visitado ou paisagem mais bela que ultrapasse o prazer de ter a tal pessoa ao nosso lado.

Anónimo disse...

Pois eu acho que isso também é possível com ou sem a tal pessoa ao nosso lado. Obviamente é "outro tipo de prazer" ;)

zez disse...

Amigo Mariachi,

O que eu gosto de pedir indicações numa rua do Porto, ficar meia-hora à conversa com as três velhotas a quem pedi indicações e ainda ganhar um beijinho à despedida!

Sim, já me aconteceu...

C@B disse...

E BIBA O PUORTO, CARAGO!!!

Anónimo disse...

Por muitas e variadas razões, detesto a cidade do Porto, muitas vezes não posso sequer ouvir falar nela.
Contudo, ao longo destes últimos meses, tal sentimento tem vido (quiçá felizmente) a esvanecer-se, esmorecendo com o passar do tempo.
Creio que hoje sofreu, de facto, o golpe final porque ao ler estas tuas palavras fiquei com vontade de dar uma segunda oportunidade àquela que dizem ser uma cidade com muito para dar e conhecer.
Talvez o faça...
Até lá, vou passando por aqui, uma e outra vez, até me convencer.
Beijos ***

El Mariachi disse...

Tu bái lá, cuarrágo, fuáda-se!

Tu bái...