quinta-feira, janeiro 04, 2007

Este post corre o risco de ser apagado, por razões que abaixo se apresentam como óbvias. Aproveitem-no, sacanas!

Dedicado a Nenuco, que saberá, em um ou outro momento deste texto, do que falo (calma, Fífias... saberá de ouvido, DE OUVIDO).

Frida Tocas Kahlo partilha uma vida com su Mariachi há cerca de quinze anos. Ainda que com demoradas interrupções pelo meio, este é O facto! Com tudo o que isso tem de bom e de mau. Casa só partilham há cinco. Com tudo o que isso tem de bom e de mau. Cabelos no ralo da banheira e tampa da sanita levantada, por exemplo. Certezas? Uma, que para aqui não é chamada. Já basta saberem-na os meus vizinhos e os vizinhos dos meus pais. E os meus pais, quando entravam em casa e eu os supunha ainda no Covão da Carvalha.
Houve abanões! Claro! Um deles porque, de entre tudo o que a Escola Secundária do Monte de Caparica me ofertou, apareceu, não sei de onde, a Xana. A Xana era uma miúda normal, quer dizer, nem demasiado feia nem um pouco bonita nem boa cumó milho nem má cumá vocalista dos Da Vinci, nem burra como uma franga nem demasiado inteligente como a Serenela Andrade. Primava apenas pela substancial diferença que residia no acto de passar os dias a segredar-me, em jeito de promessa de um Admirável Mundo Novo: "Faço os melhores broches do mundo". Nunca a contestei, primeiro porque nunca se contestam caparicanos que habitem próximo do Bairro dos Pescadores, depois porque imagine-se os quilómetros que eu teria de calcorrear para comprovar o contrário. Ao invés disso, pus de parte muitos dos valores que hoje falam mais alto e decidi que, se já tinha fumado Boi Vermelho sem morrer, roubado um chocolate no Pão de Açúcar sem ser preso e transportado 4 kg de chamon no carro do meu pai, ao segundo dia de carta de condução, do Bairro Amarelo à Sobreda, não era isto que ia acabar comigo. Wrong! Tudo começou a desabar quando a Xana disse, imbuída de toda a sabedoria feminina que só é mais evidente aos 16 porque são mais desbocadas, no segundo antes de demonstrar os seus dotes: "Tens é que namorar comigo". O Mariachi pensa rápido e deixa sair um: "Sim sim, claro, claro, vá"!
Facto n.º1 - Aos primeiros cinco minutos, a Verdade Suprema, a Luz, o Sentido da Vida. Xana não estava ali para enganar ninguém. E foram precisos alguns anos de buscas exaustivas para destronar aquela Rainha.
Facto n.º2 - Sandra, mais conhecida por Marilú, igualmente caparicana tinha, dizia-se, poderes mediúnicos. Comprovei-o ao chegar à paragem, quando, ao invés de receber a habitual saudação, oiço: "Heeeeee, Gotcha... Granda mamada, heim"?
Facto n.º3 - Xana ligou-me no dia seguinte e pergunta: "Então, sempre namoramos"?
Facto n.º4 - "NÃO"!
Facto n.º5 - Xana dirigiu-se à Marta no próprio dia e, para que dúvidas não restassem, descreveu com minúcia todos os pormenores ao longo da parca extensão do meu falo!
Facto n.º6 - No dia do meu 32º aniversário (ontem), Mariachi dirige-se com Mariachita Tocas a uma consulta de pediatria (Rua dos Pescadores à Costa de Caparica, pois então), destinada ao fruto (Gabriel) de uma grande verdade declarada, na altura, em conclusão dos factos descritos acima: "És aquela que eu quero para o resto da minha vida", que eu, em boa-verdade, também não ando aqui para enganar ninguém.
Facto n.º7 - A campaínha toca.
Facto n.º8 - A Xana entra na sala de espera com um filho: "Olá. Estão bons? Há muito tempo que não vos via!
Facto n.º9 - O filho não é meu!
Facto n.º10 - A vida é cadela!

6 comentários:

Anónimo disse...

A Xana já esteve no meu quarto...em casa dos meus pais. Só que éramos 15 gajos e ela namorava com um deles.

Facto nº 69 - Não tive direito ao "melhor broche do mundo"

El Mariachi disse...

E a Marilú... não conhecias?

Anónimo disse...

lol. gostei do esclarecimento, nenuco. muito bom! ainda bem que o fizeste, senão ainda tinhas de fugir para São Lourenço!

Anónimo disse...

bom texto...muito bom....vou pedir ao justin timberlake que faça uma música para esta história....

P.S.- FACTO 231 (lá para 2027)
Xana diz-te que agora sem placa é que realmente é o melhor Br....

a vida é feita de surpresas!!!

P.S.- FACTO 232 (lá para 2027)
Xana diz-te que agora sem placa é que realmente é o melhor Br....e que a filha também quer participar pois ainda é melhor que a mãe.....

a vida é feita de VÁRIAS surpresas!!!

El Mariachi disse...

As MUITAS filhas, por certo!
Mas uma delas vai encarreirar. Directora do Instituto Camões ou Administradora da Impala, não faço a coisa por menos!

Anónimo disse...

A Marilú também esteve lá em casa, mas não me lembro se esteve ou não no meu quarto.

PS. Se alguém quiser ir para São Lourenço com a Xana, ou a filha dela, eu arranjo o contacto.