segunda-feira, maio 15, 2006

Perdemo-nos...

Sim, para além do papel higiénico não rasgar pelo picotado (o que me irrita MESMO), existem outras coisas com que QUASE saio do sério! Nesse mundo de prazeres sensoriais que é o Planeta Palato, bem conhecido e mesmo íntimo dos portugueses há tantos séculos, são infindos os fenómenos que me causam, no mínimo, um leve eriço dos cabelos do antebraço.
Fomos, durante mesmo muito tempo, os donos da Melhor Comida, o paraíso desse já de si edénico Mundo da Cozinha Mediterrânica, com a possibilidade de ainda gozar com quem só come massa e ainda assim vê a sua gastronomia espalhada pelo mundo! Trouxemos batata da América do Sul para desfrute do mundo inteiro. Levámos de África a malagueta vermelha para gáudio dos indianos. Universalizámos o consumo de arroz. Aceitámos de bom grado a herança moura da península e nunca mais soubemos viver sem cenoura, laranja, limão, coentro, hortelã ou tomate! Por fim, esse advento do Século XIX, o bacalhau.
O que é bom não pode durar sempre! Mas tenho pena de ter que ser a minha geração a ver a forma como a seguinte conseguiu arrasar com o que é, paralelamente à língua e à Terra, um património de valor incalculável! E como tal, irritam-me certas coisas no panorama da restauração, porque em casa de cada um cada um estraga o que quiser!
1. Irritam-me as batatas fritas pré-fritas e congeladas. Há pouco mais de cinco anos, dava direito ao prato ir para trás! Lembro-me do meu pai recusar as batatas que acompanhavam as sardinhas porque lhes tinham tirado a pele (ou casca, pronto).
2. Irritam-me as condições de higiene soberbas e os inoxes a brilhar e a obrigatoriedade em vermos a cozinha. O cozinheiro precisa de privacidade. Tem que estar sozinho para estar concentrado. Tem que deixar cair o bife ao chão e lamber a colher com que prova a comida.
3. Irritam-me os Secretos de Porco Preto nos Restaurantes Alentejanos.
4. Irrita-me a Açorda de Marisco. Uma açorda na terra que a viu nascer são bocados de pão numa água aromatizada com alho, coentro e azeite. Aquilo que o lisboeta chama de Açorda será, no mínimo, migas de marisco! O pormenor do ovo cru mexido à nossa frente é, no mínimo, hilariante...
5. Irrita-me a picanha. Um bife da vazia é um bife da vazia, a diferença é que a picanha vem do Brasil e da Argentina e, por isso, já sofreu 4 ou mais congelações.
6. Não há coisa mais criminosa que ver um português comer salmão! Num país onde tudo é mar e tudo o que ali mexe se come, o salmão é uma ofensa!
7. Calamares... desculpem? Calamar é lula em espanhol. Cortadas às rodelas e passadas por ovo são lulas à romana! Metam os calamares no cú!
8. Massada de peixe. Muitas vezes, até é de cherne. Vão lá aos Açores dizer-lhes que metem massa a acompanhar cherne que eles já vos contam! Arroz ainda admitiria, agora cotovelinhos? Hé pá, vão gozar com o Tenório!
9. Caldeirada de safio, caldeirada de sardinha, caldeirada disto e daquilo. Caldeirada é caldeirada e por isso é que se chama caldeirada à caldeirada... porque é uma granda caldeirada! Leva todo o peixe possível e imaginário que tenha sido pescado nessa madrugada. Caldeirada de safio é, isso sim, safio com batata, tomate, cebola, pimento e azeite.

E por agora já chega! Quando o bacalhau light começar a ser comercializado, voltamos a falar!

9 comentários:

zez disse...

Pois é, Díaz! E quem nunca molhou o panito naquela mistura de coentros, alho, sal, pimento e azeite... não merece viver! Pronto, merece! Mas só o suficiente para provar a iguaria. Isso sim é açorda!

O Mafarrico disse...

Eu estou mais habituada às migas, mas ainda sei o que é uma boa açorda... As batatas fritas pré-congeladas ou o camandro também me irritam; pior, não gosto. Massada é muito comum em zonas em que já vivi (de pescadores, por sinal)... Nos Açores nunca estive e prefiro a comidinha feita em casa: despretenciosa, "tuga" q.b. e condimentada a meu gosto. E mai' nada!

O Mafarrico disse...

Perguntinha: O bacalhau é seco e salgado, certo? Então, presumo que já será um tanto ou quanto light... Mais ainda se lhe tirarmos aquelas pelezinhas pegajosas... Não é?

El Mariachi disse...

bom bom é comer as caras do bicho e ler um livro a seguir!

zez disse...

o melhor do bacalhau são as caras, pessoal! quem nunca comeu bacalhau da cara do peixe, não sabe o verdadeiro gosto do bacalhau! E ficamos com uma aderência nas mãos... que até dá gosto!

Anónimo disse...

Ler um livro a seguir? ;-)

El Mariachi disse...

pronto, 'miga.... e outras coisas também! Tudo onde seja bom que as mãos "grudem", vale!

BlueAngel aka LN disse...

Se até a azeitona já é o fruto da oliva, que mais se poderá dizer deste país?

Anónimo disse...

Nunca fui ler no fim de comer as caritas não... mas deve dispensar o molhar da ponta do indicador para mudar de página!