quinta-feira, outubro 06, 2005

É clips

Quando o Eça decidiu fazer escorrer do aparo umas quantas linhas sobre isso (já lá vamos), talvez ele próprio estivesse consciente do lugar-comum. Todos sabemos que o campo e a cidade divergem. O que ninguém conclui, principalmente quando um conjunto de prédios e poucos espaços verdes equivalem a mais oportunidades, emprego e, logo, um pouco mais de dinheiro, é que a cidade EMBRUTECE! E não estou a falar só do espelho de imbecilidade que é a afirmação "O campo é bom porque o ar e a comida são melhores".
Ser um bicho da cidade é ignorar a própria ignorância! Até certo ponto, é compreensível. O progresso, que deixou de nos servir vai para 20 anos, criou a ilusão de que a cidade oferece tudo o que precisamos. Falso. Os centros urbanos roubam-nos aquilo que temos de melhor. Em relação à sensibilidade, o que nos superioriza dos outros animais, o urbano é um CEPO e, como animal racional, está para o homem do campo como um caniche está para um rafeiro... Este último é capaz, em tempos de adversidade, de virar um contentor do lixo para comer. O caniche morrerá à fome!
O exemplo do eclipse: alienadíssimo do seu papel no ordenamento do Cosmos, o Homem da cidade ignorou-o ou, pior, observou-o pensando que teve a noção do que se passou. Até pode ter percebido que, enfim, a Lua passou entre o Sol e a Terra, uau, tenho a informar-te que o teu filho sabe-o graças à instrução primária! Bragança, aí sim, deu-se um eclipse! A temperatura passou dos 24 aos 6º, as vacas recolheram aos estábulos, os pássaros recolheram às árvores, o silêncio invadiu tudo ao mesmo tempo que um manto preto envolveu todos! Ali, os homens tiveram a noção de que fazem parte de um todo e cada um tem um papel a desempenhar. Na cidade, todos continuaram a pensar que a vida é isto! Isto o quê?

5 comentários:

Ana Elias disse...

Muito bem perguntado. Isso o quê?

Mas e contra os teus argumentos, (não eu, mas ela), conheço uma senhora de Mirandela, que ia estar no Porto no dia do eclipse. Vá pra casa mulher, vá pra Mirandela assistir ao eclipse que lá é que aquilo tem pinta, disse-lhe eu. Ela respondeu-me que não. Que agora não ia sair da cidade agitada e cheia de lojas para ir à pasmaceira contemplar um eclipse. Será que ela também se questiona "isso o quê?" como nós, sobre a envolvente dela?

Anónimo disse...

Boa! gostei desta!

Indio sabes que vai haver feira de Cd's, Vinil e Raridades DVD na gare do Oriente? Tenho uns amigos do Porto(ela então!! ui ui) que vão lá estar com uma barraca...
Pode ser interessante para ti. Não?

Abraço

Anónimo disse...

Sou mesmo Toino...


...do dia 7 a 9 de Outubro 2005.

El Mariachi disse...

Muito bom, jaguila...
Mas não estou cá!
Posso é fazer-te umas encomendas!
O que dizes?

Zorze Zorzinelis disse...

Boas férias, amigo!! Belo post! Fica bem!!