sexta-feira, outubro 07, 2005

Adeus oh vou-me embora!

Olaré...
Mochilita às costas como eu gosto. Nada no porão. Caderninho sem linhas que laptop é coisa de roto. Caneta de aparo que não sofre com a pressurização da cabine. Menos sozinho que o costume. Pouca roupita, que no destino logo se topa, pelos transeuntes, o ideal para o clima, geralmente disponível sobre lonas à beira de ruas principais. 32º em Pokhara, hoje! amanhã 28º em Kathmandu. Humidade: 0%, o que permite ver, de Boudha, a pouquitos quilómetros da Freak Street, onde vou ficar, os Himalaias.
Imagino a costumeira - e apaixonante - confusão asiática: ruas a transbordar de gente, a buzina por dá cá aquela palha, o riquexó com e sem motor, o cocktail de odores de caril, insenso, gasolina com mistura a 2% dos motores Piaggio e Bajaj e flores de frangipani. O grito do nuezzin a chamar para a oração (almuáden em português), o gongo do templo budista e dezenas de pessoas a correr para receberem no cucuruto, em plena Durbar Square, a água-purificadora. Sadús de cara pintada sentados no chão, fumando do chilom mais do que comem pelo prato. Lentilhas com arroz ou dahl baht, que é o mesmo. Carne seca de iáque. Bolinhos de haxe, bolinhas de ópio, copitos de aguardente de arroz bhasmati. Música de vozes femininas mais estridentes que a própria cítara. Observar a mancha escura do ocaso que demora uma hora até cobrir por completo o Everest.

4 comentários:

Zorze Zorzinelis disse...

Bom, boa viagem amigo - sei que é um dos teus destinos de sonho, como tal, aproveita bem a coisa!!!

Ps. Se te sobrar, traz droga prá gente.

Anónimo disse...

nesse caso é pena não ires para a colombia

xostrinha disse...

laptop? coisa de roto? pois, pois. Himalaiamos.

Anónimo disse...

Se a "inveja" matasse, estava já fulminada... grande viagem que vais fazer, aproveita bem e curte muito... Tb curtia uma viagem dessas, mas isso n é para todos. Beijos e aproveita